carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Fapesp apoia pesquisas em química sustentável



22/01/2013

A Fapesp e a International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac) lançaram chamada de propostas para apoiar projetos de pesquisa em química sustentável.

A chamada foi lançada juntamente com a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, a Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG), da Alemanha, e a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC).

O tema da chamada é “Novos enfoques na teoria e síntese moleculares e supramoleculares para a catálise sustentável”. O objetivo é alimentar a cooperação internacional em química sustentável, sendo os pesquisadores elegíveis ao apoio financeiro por parte de suas respectivas agências de fomento à pesquisa.

O programa é desenhado para equipes de três a quatro pesquisadores principais, englobando até três países. Cada equipe pode submeter apenas uma única proposta conjunta de projetos de até três anos.

As propostas deverão: introduzir novas abordagens para o desenvolvimento de novos catalisadores, em que elementos raros sejam substituídos por elementos abundantes e de fácil extração; e endereçar algum problema ambiental significativo.

Grupos de pesquisa interessados em submeter propostas no âmbito da chamada devem enviar formulário de interesse até 1º de fevereiro de 2013.

O financiamento das propostas selecionadas deverá ter início em janeiro de 2014.

Mais informações: www.fapesp.br/7446.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo