Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP lança cursos a distância

06/01/2015

Fonte: Universidae de São Paulo

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) passou a oferecer cursos a distância, gratuitos e abertos ao público, conhecidos internacionalmente como Massive Open Online Course (Mooc). São quatro cursos disponibilizados por meio de parcerias com empresas nacionais e estrangeiras especializadas em tecnologia da educação. O objetivo é democratizar o conhecimento.

Um dos cursos é “Fundamentos de Administração”, ministrado pelo professor Hélio Janny Teixeira, que tem iniciativa do departamento de Administração (EAD) e financiamento da Fundação Lemann, entidade que apoia a criação e produção de cursos abertos de universidades brasileiras. O lançamento foi possível graças à parceria com o Veduca, a primeira plataforma brasileira de cursos online gratuitos de nível superior.

Segundo o chefe do EAD, Roberto Sbragia, o projeto surgiu de um grupo de trabalho criado no âmbito do departamento, originário de uma proposta trazida pelos alunos. Marcelo Pedroso é quem coordena essa iniciativa. Ele lidera a comissão de ensino a distância do EAD.

O curso “Fundamentos de Administração” é baseado na obra de mesmo nome, publicada em 2010 por Hélio Janny. São 17 videoaulas, agrupadas em quatro módulos, que procuram apresentar os principais enfoques e ideias relevantes da Administração de forma clara, sem pré-requisitos e com orientações para aprofundamentos e leituras do livro. Entre os tópicos, estão: “Administração: ciência social aplicada”, “As funções do administrador” e “Empresas de sucesso no Brasil e no mundo”.

“Vivemos num mundo das organizações e das redes, e dependemos cada vez mais da administração para solucionar seus problemas, que crescem em complexidade na velocidade das mudanças. As visões sistêmica e contingencial adotadas no curso representam meios para evitar soluções simplistas e ilusórias, que perpetuam os problemas em todas as esferas e setores. A vida pode melhorar com a compreensão mais ampla das possibilidades da boa administração”, defende o Prof. Hélio Janny.

Contabilidade
Por meio de uma parceria entre a USP, Univerisade Estadual de Campinas (Unicamp), fundação Lemann e o Coursera, uma das mais importantes plataformas internacionais de cursos online gratuitos, a FEA também lançou três cursos vinculados ao Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC), que devem entrar no ar no início de 2015. Apesar de estarem hospedadas em um sistema estrangeiro, as videoaulas serão dadas em português.

O professor Edgard Cornacchione ministrará dois cursos: “Fundamentos e Linguagem de Negócios” e “História da Contabilidade”. Neste último, dividirá as aulas com o professor de Educação Contábil da Griffith University (Austrália), Alan Sangster, que fala fluentemente português. O terceiro curso é “O Sistema Previdenciário Brasileiro: Características e Aspectos
Distributivos”, com o professor Luis Eduardo Afonso. Os cursos são todos originais, com conteúdos inéditos.

Ministrar aulas online é bem diferente de dar aulas presenciais. No curso de “História da Contabilidade”, por exemplo, além dos vídeos conterem exposição dos professores, eles mostrarão capítulos de livros, atividades de respostas a questões provocativas, e principalmente um videogame, que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Tecnologia da Educação na Contabilidade (Getec), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O jogo foi um dos premiados na competição “Games for Change Challenge“, em Colônia, Alemanha. O título é “Deborah Game – Double Entry Bookkeeping or Accounting History Game” e está disponível no site. “Ele foi desenhado para abordar quatro períodos históricos do desenvolvimento da contabilidade. Temos desde a época medieval até os dias de hoje. É um processo de entender como é que a contabilidade e a sociedade foram influenciando um ao outro”, explica Cornacchione. Não há pré-requisitos para assistir ao curso.

E-Aulas
A FEA também disponibiliza algumas videoaulas, por meio do e-Aulas USP, serviço instituído pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Por enquanto, as aulas são gravadas pela própria STI, mas a partir de 2015, o Laboratório de Aprendizagem e Ensino (LAE)  terá condições de produzir o material dentro da Faculdade, com a inauguração do estúdio de gravação do seção Técnica de informática da FEA.

Para assistir ao e-Aulas não é necessário ser aluno e, dependendo do assunto, não precisa de conhecimentos específicos para entender seu conteúdo. Mesmo assuntos complexos da graduação partem de conceitos universais não restritos a determinadas áreas e seu aprendizado pode ser útil a qualquer cidadão.

Um exemplo é a disciplina “Matemática Financeira”, ministrada por Luiz Jurandir Simões (EAC). Segundo ele, mesmo quem não fez graduação “poderá aprender o que lhe é útil e necessário, no seu momento e circunstância”. E acrescenta: “Nos mil dias da graduação não aprenderemos tudo. Aprenderemos poucas coisas específicas e bem delimitadas. O professor ajuda, coloca situações de aprendizado, verifica se o aprendizado está sólido e consolidado. Mas ele é coadjuvante. O ator principal é o aluno”.

Na área de Economia, o internauta encontra videoaulas de “Metodologia da Economia”, com a Profa. Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi, e de “Economia Monetária – Moeda e Bancos”, com o professor João Sayad.