EXPORTA, SP premia empresas

18/12/2007

Aconteceu nessa segunda-feira (17/12), a entrega do prêmio "EXPORTA, SÃO PAULO – 2007", no hotel Renaissance, em São Paulo. O prêmio, que faz parte do Projeto Exportar para Crescer – Novos Caminhos para o Mercado Externo”, foi destinado a 40 empresas de pequeno e médio porte, que mais exportaram este ano.

O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman; secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos; secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato; secretário de Relações Internacionais do Município de São Paulo, Alfredo Cotait Neto; presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti; superintendente da Federal Express (FedEx), Evandro Sarubby, além de deputados, prefeitos e autoridades do Estado.

Destinado a quatro categorias de empresas e duas de municípios, o Prêmio EXPORTA, SÃO PAULO – 2007, tem como objetivo principal contribuir ao processo de mobilização, especialmente, de produtores de pequeno porte para expandir suas vendas ao exterior, aumentando sua renda e a geração de novos empregos. "A grandeza do nosso país está no trabalho dessas pequenas e médias empresas que atualmente são as que mais empregam", disse o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif ao explicar a importância dessa iniciativa.

Os critérios de avaliação do exportador foram separados em categorias: empresas estabelecidas em municípios abrangidos por Regionais Administrativos da FACESP; e empresas cujos produtos foram adequados pelo Programa de Apoio Tecnológico à Exportação - PROGEX, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT; indústrias estabelecidas em municípios paulistas com elevadas taxas de crescimento de suas exportações ; e empresas comerciais exportadoras e importadoras.

Nesta última categoria o critério é a taxa de crescimento das exportações. O município premiado este ano foi Bastos (RA-15), que apresentou taxa de crescimento de suas exportações na ordem de 11.873%.

Ao todo 40 empresas de diversos municípios do Estado de São Paulo foram premiadas no EXPORTA – SÃO PAULO – 2007. O prêmio visa fomentar as exportações paulistas com o aumento da base de exportadores de micro, pequeno e médio portes, envolvendo pessoas jurídicas e físicas. Além disso, uma atenção especial é dada às empresas integrantes de Arranjos Produtivos Locais – APLs, com ações voltadas para ganhos de competitividade. O secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, explicou o momento difícil por qual passam as exportações dessas pequenas e médias empresas e ressaltou a preocupação do Estado em incentivá-las. "Nosso objetivo é apoiar a capacidade de pequenos empreendedores através de nossas instituições: o IPT,o Centro Paula Souza, e com ações em eventos externos. Ainda é pouco, mas há uma perspectiva para fazer muito mais no futuro", disse o vice-governador, que entregou os cinco primeiros troféus. "O que quero dizer é parabéns a todos. Vocês servem de exemplo para outras empresas do Brasil, que tem capacidade, mas ainda não exportam".

O Prêmio EXPORTA, SÃO PAULO foi instituído em 2005 e é fruto do Protocolo de Cooperação firmado em 2004 entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP e a Associação Comercial de São Paulo – ACSP.