Exportar para crescer

27/11/2007

As exportações paulistas - que nos últimos anos tinham taxas mais elevadas do que o índice nacional - vêm diminuindo seu ritmo, com uma queda de 7% do número de exportações anuais. Isso se deve a uma série de fatores como o baixo número de empresas exportadoras, a valorização do real e a falta de visão e preparo de parte dos micro e pequenos empresários de São Paulo.

A conclusão faz parte da palestra ministrada pelo coordenador de desenvolvimento local da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Milton Lamanauskas, na 19ª edição do projeto “Exporta, São Paulo” nesta terça (27/11), em Santo André.

Traçando um panorama geral do comércio exterior brasileiro e paulista, Lamanaukas destacou os principais desafios dos produtores paulistas. Além da apreciação cambial, que tem encarecido os produtos exportados, a concorrência interna e externa da China não pode ser deixada de lado. A desaceleração da economia mundial também traz problemas ao setor produtivo. “Quem mais perdeu nos últimos 5 anos foram os micro e pequenos empresários principalmente por falta de preparo para concorrer no mercado externo em meio a tantas turbulências. O “Exporta, São Paulo” é a resposta do Governo do Estado de São Paulo para expandir a base exportadora da região, levando as ferramentas necessárias à capacitação dos empresários”, completa.

O Projeto é objeto de Protocolo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e a São Paulo Chamber of Commerce. Ele marca o processo de mobilização de produtores de micro, pequeno e médio porte, para sua maior inserção no comércio internacional, por meio do incremento de exportações. A iniciativa é composta por seminário, encontro de negócios e despachos executivos.

A 19ª edição do projeto aconteceu no Teatro Municipal de Santo André e contou com a presença dos prefeitos de Santo André, João Avamileno; Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira; São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior; além de vereadores, autoridades e empresários do Grande ABC.