Exporta São Paulo no interior paulista

17/08/2007

o Foi realizado nesta quinta-feira (16/08) um seminário e encontro de negócios do Projeto Exporta São Paulo – Exportar para Crescer. O evento foi realizado no Aruá Hotel, em Presidente Prudente, e contou com a presença de dezenas de empresários da região.

Participaram do seminário o vice-presidente da Regional Administrativa 17 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP, Carlos Aparecido Silva, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Presidente Prudente - ACIPP; Ricardo Anderson Ribeiro, o secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo Nakaya, representando o Prefeito Municipal, e o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo - SD, Milton Lamanauskas.

O programa discutiu o panorama do comércio exterior paulista, a logística de exportações e importações, os mecanismos de financiamento de exportações além de apresentar os objetivos e linhas de ação do Projeto Exporta São Paulo. O Projeto é objeto de Protocolo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e a São Paulo Chamber of Commerce, sendo um canal eficiente para inserção dos produtores paulistas no mercado internacional.

No seminário o assessor especial da SD, Milton Lamanauskas ressaltou a importante condição de Presidente Prudente na economia do Estado. “O município é considerado pólo disseminador de tecnologia e conhecimento, graças a fatores históricos e geográficos, e, também, a eventos ligados à pecuária realizados na cidade, com destaque para a Exposição de Animais, uma das principais no Estado, além dos inúmeros leilões de bovinos, eqüinos e ovinos, que atraem grande número de visitantes”, afirmou.

Presidente Prudente que é considerada a"Capital Nacional do Nelore Macho e do Cavalo Quarto-de-Milha” tem como principal atividade econômica a agropecuária, constituindo-se o principal pólo pecuarista de São Paulo. A região, apresenta um rebanho estimado em mais de dois milhões de cabeças, com uma produção de leite superior a um milhão de litros, sendo a maior exportadora de carne bovina do país.