Exporta São Paulo em Itapeva

31/10/2007

Aconteceu nesta terça-feira (30/10), mais um seminário do Projeto Exporta São Paulo – Exportar para Crescer, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo - SD. O evento foi realizado na cidade de Itapeva, e contou com a presença de diversos empresários.

Mais de 150 pessoas, de vários municípios da região (Itaí, Itaberá, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Guapiara, Taquarivaí, Buri, Paranapanema e Capão Bonito), participaram do projeto. Entre os presentes estavam o prefeito de Itapeva, Luiz Antonio Hussne Cavani, o coordenador de desenvolvimento local da SD, Milton Lamakauskas, o vice-presidente da Regional Administrativa 10 da Federação das Associações Comerciais de Estado de SP – FACESP, Ary de Oliveira Russo e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itapeva, Ernesto Melo Bonilha.

A abertura foi seguida de diversos seminários e apresentações que discutiram o panorama geral do comércio exterior brasileiro e paulista, a logística de exportações e importações e as operações simplificadas; os mecanismos de financiamento de exportações; as experiências e negócios de exportação entre outras pautas relacionadas à exportação.

Segundo dados da SECEX (MDIC), de janeiro a agosto deste ano, as exportações dessa região já tiveram um crescimento de 91%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O programa Exporta São Paulo tem o objetivo de levar a cultura exportadora aos micro e pequenos empresários das diversas regiões do Estado.