carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Evento na USP São Carlos mostra potencial de ferramenta para inovação e educação



16/03/2015

Fonte: Universidade de São Paulo

Evento acontecerá em mais de 250 lugares do mundo simultaneamente (Divulgação)O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, vai sediar o Arduino Day, evento mundial que acontecerá em mais de 250 lugares em todo o mundo no próximo dia 28 de março. A data comemora o aniversário do Arduino, uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. O objetivo é compartilhar experiências e apresentar o potencial do instrumento. O evento vai começar às 9h30, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, com a palestra Invente com o Arduino, que será ministrada pelo professor Fernando Osório, do ICMC.

Às 10h30 haverá apresentações e demonstrações de invenções com a ferramenta. Para encerrar as atividades, às 11 horas, os participantes poderão trocar conhecimentos e experiências durante o momento de interação entre iniciantes, desenvolvedores e experts. 

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Há 200 vagas disponíveis e, para se inscrever, basta acessar o link: www.icmc.usp.br/e/1c4b0. A iniciativa é apoiado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), sediado no ICMC, e pelo Centro de Robótica da USP em São Carlos.
 
Liberdade para criar
“Com este encontro, queremos motivar as pessoas que atuam nas áreas de ciências exatas e em outras áreas do conhecimento a inovar, inventar e implementar projetos baseados nessa incrível ferramenta que é o Arduino”, explica Osório. “Vamos demonstrar como é fácil desenvolver atividades com o Arduino, valorizando o potencial dessa ferramenta para a inovação e a educação”, completa o professor.

Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores na Itália, no Interaction Design Institute Ivrea, o Arduino é constituído basicamente por uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores. A diferença é que, por ser disponibilizada em código aberto, qualquer pessoa pode programar essa placa como desejar por meio da alteração de seu código, sem a necessidade de solicitar permissão previamente. Isso possibilitou a pessoas de todo o mundo criarem seus próprios projetos empregando o Arduino.

Segundo Osório, além de ser amplamente utilizado na área de eletrônica e no desenvolvimento de programas de computador, o Arduino também é famoso por ser usado por artistas e empregado no ensino de ciências e robótica, entre muitas outras áreas. Para ver alguns exemplos de projetos, assista ao vídeo de um dos criadores da ferramenta, Massimo Banzi.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo