Evento chega nesta sexta à Região de Votuporanga

08/12/2011

Secretário anuncia série de investimentos para a Região de Votuporanga

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, está nesta sexta-feira (09) em Votuporanga para a 7ª edição do Acelera SP, onde se reuniu com prefeitos, empresários e representantes de 30 cidades da região, para anunciar uma série de ações e investimentos do Estado que vão beneficiar toda a região.

Entre as medidas, esteve a assinatura de um termo de cooperação técnica para elaboração de estudos visando a implantação de um Centro de Fortalecimento da Competitividade e Inovação – o embrião de um futuro Parque Tecnológico - em área que será cedida pela Prefeitura de Votuporanga, com salas de aula e laboratório para realização de cursos e palestras voltados à economia local, pesquisa e espaço opcional para incubadora de empresas de base tecnológica.

Na ocasião, o secretário anunciou também a disponibilização de R$ 3,087 milhões em recursos do Governo do Estado de São Paulo para criação de 1470 vagas em 2012 do Programa Via Rápida Emprego nos municípios de Américo de Campos, Cosmorama, Estrela d´Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Pontes Gestal, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil e Votuporanga. Só a cidade de Fernandópolis receberá 210 vagas em cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

À tarde, o secretário Paulo Alexandre participou de almoço com empresários, visitou o Espaço Empresarial de Votuporanga e inaugurou as obras de ampliação da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Fernandópolis.

Os encontros do “Acelera São Paulo” tiveram início em agosto e pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e os setores produtivos regionais.

O município de Votuporanga receberá a sétima edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da pasta a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição do evento serão contemplados 30 municípios: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Estrela d´Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macaubal, Macedônia, Magda, Meridiano, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Ouroeste, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Turmalina, Valentim Gentil e Votuporanga.