Evento chega nesta sexta a Guararema

15/12/2011

Secretário Paulo Alexandre anunciou ações do Governo de SP para a região

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira (16), durante a 8ª edição do Acelera São Paulo, em Guararema, uma série de ações do Governo do Estado para a região. Entre as medidas, esteve a assinatura de um protocolo de intenções com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para a elaboração do Planejamento Estratégico Regional, baseado em dois importantes estudos: o Plano de Desenvolvimento Turístico e o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os recursos totalizam R$ 500 mil e são provenientes do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Guararema, Arujá e Biritiba Mirim – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura, além da adesão de Arujá ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Foi anunciada também a criação de duas salas descentralizadas do Centro Paula Souza – nos municípios de Biritiba Mirim e Santa Branca -, onde serão oferecidos cursos existentes nas Escolas Estaduais (ETECs) de cidades vizinhas, em parceria com as prefeituras.

Paulo Alexandre confirmoou a disponibilização de R$ 8,631 milhões em recursos do programa Via Rápida Emprego para criação de 4110 vagas previstas para 2012 nos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Poá, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Guararema receberá a oitava edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição serão contemplados 14 municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Suzano.