carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Evento aborda negócios no setor de petróleo e gás



17/03/2010

Evento contou com a participação de empresários e especialistas sobre o tema

Mais de 400 pessoas lotaram nesta quarta-feira, 17 de março, o auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos para participar do primeiro de uma série de 10 eventos pelo Estado sobre as Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural. O encontro – realizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) – apresentou aos empresários da região os mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do CadFor (Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da ONIP).

Na abertura do evento, o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano de Almeida, destacou que a indústria do petróleo criará novas oportunidades para estimular a economia local. "O encontro pretende estreitar a relação das empresas fornecedoras com as multinacionais do petróleo, abrindo novas possibilidades de atuação nesse segmento de mercado", ressaltou.

O evento contou com a participação de especialistas da ONIP, das operadoras do CadFor e da Petrobras, que apresentaram os mecanismos para participação nos seus cadastros e atenderam o empresariado local para tirar dúvidas e facilitar a inclusão dos interessados nos cadastros. Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Petrobras, previsões indicam que deverão ser investidos, em toda a cadeia da indústria de petróleo e gás no Brasil, US$ 40 bilhões anuais até 2014.

Mais de 400 pessoas lotaram o auditório do Parque Tecnológico de SJC

De acordo com o secretário-executivo da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg) e coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, a atividade petrolífera está se expandindo e necessita cada vez mais de novos fornecedores de diversas áreas de suprimentos. "As companhias petrolíferas até agora só conseguiram preencher 30% do cadastro de empresas nacionais", disse.

Na oportunidade, também foram apresentadas as ações da agência Investe São Paulo para auxiliar empresas interessadas em investir no Estado e as linhas de crédito da agência paulista de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento – que oferece as menores taxas do mercado para capital de giro e investimentos, com juros que chegam a 0,96% ao mês. O encontro contou ainda com apresentações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nos próximos meses, serão realizadas mais nove edições do evento para divulgar os sistemas de cadastro em outras regiões do Estado.

Sobre o Cadfor
Patrocinado pelas operadoras internacionais Anadarko, BG Brasil, Chevron, Devon, El Paso, Shell, Maersk, Repsol e Statoil, o CadFor entrou oficialmente em operação em fevereiro de 2008, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional nos investimentos das empresas associadas. Com uma única inscrição, os fornecedores nacionais têm a vantagem de fazer parte do cadastro, que serve como base de consulta para compra das nove operadoras. Atualmente, existem 285 empresas cadastradas, enquanto outras 685 empresas estão em fase de cadastramento.

Os produtos e serviços prioritários para cadastramento no Cadfor estão relacionados às seguintes áreas: calderaria; elétrica; mecânica; equipamentos onshore e subsea; instrumentação; equipamentos de proteção individual; construção, manutenção e reparo naval; instalações e montagens industriais; manutenção industrial; serviços logísticos; apoio marítimo e instrumentação.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo