carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Etecs são destaque em Concurso de Moda Inclusiva



08/06/2010

Modelo desfila com roupa criada por Cilmar Silva, aluno da Etec Tiquatira

Em meio às semanas de moda do Rio de Janeiro e de São Paulo, quatro alunos do Centro Paula Souza apresentaram seus trabalhos especialmente desenvolvidos para o 2º Concurso de Moda Inclusiva para pessoas com deficiência, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O desfile foi feito nesta segunda-feira, 7 de junho, no Museu da Língua Portuguesa.

Em sua segunda edição, o Concurso Moda Inclusiva recebeu croquis de jovens estilistas de cursos técnicos e universitários de todo o Estado. Foram selecionados 20 trabalhos, que receberam apoio para a confecção das roupas.

Os três melhores trabalhos foram premiados pelo governador Alberto Goldman. Cilmar Silva, aluno do curso técnico de Modelagem do Vestuário da Etec Tiquatira (São Paulo), conquistou a 3ª colocação. Entre os 20 projetos finalistas, ainda concorreram outros três alunos do Centro Paula Souza: Ângela Machado e Carla Santos (também da Etec Tiquatira), e Adauto Caramano, que cursa Gestão da Produção Industrial na Fatec Pref. Octavio Pacheco de Almeida, de Jaú.

"A acessibilidade não era comum há 10 anos. Hoje em dia, quando eu vou a inaugurações de obras, escolas e hospitais, as pessoas sempre falam da acessibilidade que agora existe nesses locais. Então, agora todo mundo fala sobre acessibilidade. As pessoas (com deficiência) são ativas na sociedade, têm uma vida", declarou o governador.

Melhores trabalhos foram premiados pelo governador Alberto Goldman

Na passarela, modelos com deficiência desfilaram roupas que unem estilo, praticidade e conforto. "Nestes dias, em que a cidade estará respirando moda, é muito oportuno fazermos um evento desta proporção tendo as pessoas com deficiência como protagonistas. O concurso é uma forma de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva", afirmou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Os três melhores e mais funcionais receberam prêmios da Vicunha Têxtil, e o primeiro colocado, um estágio remunerado na empresa. O projeto também é apoiado pelo Pense Moda, Rede Globo, Museu da Língua Portuguesa, Vax Barcelona, Virgem Maria e Rede Lucy Montoro.

Confira os projetos dos jovens do Centro Paula Souza
- Adauto Caramano (Fatec Prefeito Octavio Pacheco de Almeida - Jaú):
Look composto por calçado e vestido clássicos, com couros texturizados e etiquetas em braile.

- Ângela Machado (Etec Tiquatira - São Paulo):
Desenvolvido para mulher com paralisia infantil: body e calças jeans ajustados para facilitar o trabalho de vestir e adequação ao corpo.

- Carla Santos (Etec Tiquatira - São Paulo):
Visando a inclusão da pessoa com deficiência em ambiente que exija traje social, o terninho feminino é adaptado por meio de um franzido nas laterais para que se ajuste ao corpo eliminando o excesso de tecido.

- Cilmar Silva (Etec Tiquatira - São Paulo):
Jaqueta e calças para pessoas com deficiência visual que, por meio de etiquetas em braile, velcro e outros acessórios, dão autonomia na hora de escolher e vestir as roupas. A estampa traz uma reprodução do cantor norte-americano Ray Charles, portador de deficiência visual.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo