carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Etecs e Fatecs vão transformar caça-níqueis apreendidos em equipamentos de utilidade pública



04/12/2013

Um convênio firmado entre o Centro Paula Souza e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vai permitir que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) recebam máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia para transformá-las em equipamentos de utilidade pública. 

A parceria envolve 25 Etecs e 13 Fatecs com cursos em áreas em que o aproveitamento das peças pode ser feito pelos alunos. No Brasil, o jogo é considerado contravenção penal e máquinas de caça-níqueis ou vídeo pôquer são apreendidas pela polícia. Na sequência, um juiz decreta seu perdimento e é preciso providenciar o descarte adequado do equipamento, que pode conter material contaminante, como o chumbo.

A ideia de doar as máquinas para as unidades do Centro Paula Souza começou em Tatuí, onde a Justiça fez a primeira doação em 2009. Até agora, a Fatec da cidade já recebeu 2.322 equipamentos. A partir deles foi possível montar um laboratório de hardware para os alunos e criar um banco de componentes, para que os estudantes desenvolvam protótipos de seus projetos. Além disso, o que é retirado dos caça-níqueis se transforma em totens de consulta à internet que estão espalhados pela cidade.

Não há estimativa de quantas máquinas serão doadas, já que esse número depende das apreensões. Cada unidade pode receber um número ilimitado de equipamentos. 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo