Etecs e Fatecs promovem semanas tecnológicas

17/10/2012

Tradicionalmente, diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais realizam eventos tecnológicos no mês de outubro destinados a profissionais, estudantes e professores. As semanas, simpósios e congressos colaboram para disseminar trabalhos de estudantes e professores de Fatecs e Etecs, trazer a reflexão sobre profissões técnicas e tecnológicas e promover a integração com a sociedade e o mercado de trabalho. O ponto alto é a 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que ocorre de 23 a 25 de outubro, em São Paulo.

Fatec Ipiranga
Em três dias de atividades, de 15 a 17, a Fatec Ipiranga promove o 3º Encontro de Tecnologia. Nesta edição, com o tema Os Desafios da Sustentabilidade, o evento traz uma série de palestras tratando de variados aspectos, como o consumo consciente, franquia sustentável e reciclagem na visão da sociedade.

Destinado a alunos e professores do Paula Souza, as inscrições para o encontro devem ser feitas na própria faculdade.

Mais informações no perfil da Fatec Ipiranga na internet.
Fatec Ipiranga: Rua Frei João, 59 - Vila Nair, Ipiranga, São Paulo, telefone (11) 5061-0298 – ramal 215.

Ainda na Capital, a Fatec São Paulo realiza o 14º Congresso de Tecnologia, do dia 15 ao 19. Mais informações nas páginas do Paula Souza e na da Faculdade.

Etec Albert Einstein
A Escola Técnica Estadual (Etec) Albert Einstein, da Capital, realiza sua 1ª Semana de Tecnologia da Informação, entre os dias 16 e 19. Além do encontro que tem como tema Informar as competências para formar as habilidades de profissionais de futuro, constam da programação 16 palestras e 13 oficinas abordando assuntos, como inclusão digital, privacidade na internet e manutenção de microcomputador.

As palestras são abertas ao público. Para se inscrever basta doar um quilo de alimento não perecível ou produtos de limpeza ou higiene, que serão encaminhados a uma creche e asilo localizados na zona norte da cidade.

Mais informações na página da Etec Albert Einstein

Etec Albert Einstein: Rua Nova Granada, 35, Casa Verde, São Paulo, telefones (11)3858-7529 / 3966-0503.

Fatec Pindamonhangaba
Já em Pindamonhangaba, interior do Estado, a Fatec local realiza seu 5º Simpósio de Tecnologia, do dia 16 ao 18. A participação é aberta a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais, além de instituições públicas e privadas com atuação nas áreas ambiental e de metal-mecânica.

Mais informações na página da Fatec Pindamonhangaba.

Fatec Pindamonhangaba: Rua Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias, 4.010 km 154,5, Residencial Pasin, Pindamonhangaba, telefone (12) 3648-8756

Fatec Jundiaí
Com 20 palestras, 13 minicursos e atividades culturais, começou segunda-feira, 8, e vai até o dia 11 de outubro a Semana de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí. O evento é gratuito e aberto ao público. Participam os 1,5 mil alunos dos cursos tecnológicos de Logística, Eventos, Gestão Ambiental, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Informática para a Gestão de Negócios.

Entre os destaques da programação , estão os minicursos “Introdução à Programação em Android”, com Benedito Cristiano Petroni e Claudio Luís Oliveira; “RH”, com Wilson Gardim, e as palestras “O mercado para desenvolvimento iOS (Apple)”, com Humberto Zanetti; “Gestão de Resíduos Eletrônicos - o Caso da Itautec S/A”, com Mário Célio Lozano Costa; “Direção e Produção Cultural”, com Wagner Nakarato, e “Os desafios e oportunidades do mercado de Turismo e Eventos”, com Lourdes D´Orta.

Haverá ainda atividades culturais, como a exibição dos filmes de ficção científica Minority Report, Blade Runner e Gattaca, seguidos de debates coordenados por Emerson Freire do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS).

Mais informações na página da Fatec Jundiaí.

Fatec Jundiaí: Avenida União dos Ferroviários, 1.760, Bairro Ponte de Campinas, Jundiaí, telefones (11) 4522-7549/(11) 4523-0092

Etec Martin Luther King
De 8 e 11 de outubro, a Escola Técnica Estadual (Etec) Martin Luther King, da Capital, realiza sua 1ª Semana Tecnológica, tendo como tema Sustentabilidade e Meio Ambiente. Integra a programação uma feira com a apresentação de diversos trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos técnicos de Mecatrônica, Mecânica, Automação Industrial, Manutenção Automotiva, Marketing e Administração.

A cada dia de evento, estão previstas quatro palestras com representantes de empresas, como a Codema/Sacania, Metrô de São Paulo, ItaúTec e AES Eletropaulo.

Etec Martin Luther King: Rua Apucarana, 815, Tatuapé, São Paulo, telefone (11) 2091-7465.

Feteps
A 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) ocorre de 23 a 25 de outubro, na Capital, reunindo projetos de pesquisa de Etecs e Fatecs.

Pela primeira vez, a Feira Ibero Americana de Ciências e Tecnologia, a Empírika, evento bienal e itinerante, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2010 até 2018, participa da Feteps. A edição anterior foi na Espanha e a próxima, em 2014, será no México.

Outras informações na página da Feteps.