carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Etecs e Fatecs apostam na diversificação dos cursos



30/11/2010

Alunos do curso de Agrimensura aprendem a analisar e preparar a terra para cultivo (Gastão Guedes/Centro Paula Souza)

Para quem não tem vocação para Medicina, Direito ou Engenharia e não sabe o que fazer, existem opções. O governo de São Paulo tem investido em cursos técnicos e de graduação tecnológica não-tradicionais, capacitando jovens para segmentos pouco explorados que, no entanto, precisam de mão-de-obra especializada. Entre os cursos, tem um pouco de tudo, desde preparação de enxovais, até técnicas de reflorestamento, sempre levando em consideração o potencial da região onde estão instaladas as Etecs e Fatecs.


Na Estância Turística de São Roque, conhecida por seus vinhos, a Escola Técnica (Etec) oferece o curso de Serviços de Restaurante e Bar. Nele, os alunos recebem aulas sobre como recepcionar clientes, coordenar a operação em bares e restaurantes, cuidar do serviço de mesa e coqueteleria, entre outras coisas. Se o aluno preferir a parte de festas, não há problema. No curso de Eventos, na Fatec de Jundiaí, os interessados aprendem a planejar, organizar e executar reuniões e festas de negócios, sociais ou esportivos.

Na Etec de Artes, no Parque da Juventude, na capital, os alunos de Museu, podem atuar, mais tarde, na organização, conservação, pesquisa e difusão em museus e instituições afins, tanto públicas quanto particulares. Quem opta pelo curso de Regência aprende a dirigir, ensinar e ensaiar grupos vocais e instrumentais. Esses profissionais podem trabalhar com corais, conjuntos musicais populares, grupos de câmara. Podem ainda trabalhar em estúdios de gravação, rádio, televisão, entre outros.

Ainda na área artística, na Fatec de Pindamonhangaba, o curso de Produção Fonográfica prepara seus alunos para atuarem em todas as etapas do processo de produção fonográfica, habilitando-os a trabalharem em produtoras, gravadoras, estúdios de gravação, sonorização de eventos e espetáculos.

Em São José do Rio Preto, na Etec Philadelpho Gouvêa Netto, os alunos de Prótese Dentária, se preparam para, futuramente, planejar o trabalho técnico-odontológico em consultórios, clínicas, laboratórios de prótese e em órgãos públicos de saúde. Podem trabalhar como profissionais autônomos, prestando serviços para os cirurgiões-dentistas, ou trabalhar diretamente sob sua supervisão.

Já quem quer trabalhar na área de tratamento da madeira, deve procurar a Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr., em Itapeva, município que tem nesse setor uma de suas principais atividades econômicas. Lá é ministrado o curso de Industrial Madereiro, que ensina seus alunos a analisar e elaborar programas de secagem e preservação, a operar máquinas de usinagem de madeiras, a elaborar documentação técnica.

Também na área ambiental, a Fatec de Capão Bonito, dispõe do curso de Silvicultura, no qual os alunos aprendem técnicas de implantação e regeneração de floretas. Quando formados, podem trabalhar em organizações ligadas a atividades florestais, empresas de fabricação de produtos de madeira, indústrias de papel e celulose, reservas ecológicas, e outros.

Alunos interessados em trabalhar com roupas de cama, mesa, banho e enxovais de bebê, podem optar pelo curso de Gestão da Produção de Enxovais e Decoração, na Etec de Ibitinga. O técnico nessa área é o supervisor das equipes de trabalho de confecção de enxovais.

As atividades ligadas à criação e execução de dança esportiva, também possuem um curso técnico. Na Etec Amim Jundi, em Osvaldo Cruz, os alunos de Dança Esportiva se habilitam a atuar como bailarino, dançarino, esportista, competidor e treinador. Futuramente, haverá também o curso de Esportes e Recreação na Etec de Esportes, na capital.

Há ainda o curso de Agrimensura, que capacita seus alunos a analisar a terra para que depois ela seja preparada para se tornar própria para cultivo. Os interessados podem procurar as Etecs Cônego José Bento, em Jacareí, Vasco Antônio Venchiarutti, em Jundiaí, Augusto Tortolero Araújo, em Paraguaçu Paulista, e Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, em Presidente Prudente. Para conhecer mais sobre estes e outros cursos oferecidos pelas Etecs e Fatecs, acesse o site: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo