carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Etec Tiquatira é finalista no Concurso de Moda Inclusiva



09/11/2012

Erica Cruz e Barbara Nayre, recém-formadas no curso de Modelagem do Vestuário na Etec Tiquatira, estão entre os 20 finalistas do 4º Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Erica teve assessoria do estilista Mario Queiroz para criar um blazer jeans e uma bermuda de veludo, ambos com argolas para facilitar a colocação e estimular a autonomia da pessoa com deficiência. “Acho que o foco de muitos competidores são looks para cadeirantes. Por isso pensei nas pessoas que não têm os membros superiores, como o meu vizinho de 10 anos”, explica a aluna. “Conversei com a mãe dele, que usa argolas na mochila e no estojo, e transferi essa ideia para a roupa, porque ele já está acostumado com este recurso”.

Para meninas com deficiência visual, Bárbara desenvolveu saia, camiseta e bolero com estampas, usando texturas e até cheiro. “Meu objetivo é estimular os sentidos. Na camiseta estampei um morango, escrevi em Braille o nome da fruta e adicionei uma essência com o cheiro, que dura três lavagens”, conta a estudante, que no momento faz a Faculdade de Moda e Design. A mesma ideia foi utilizada na saia, que traz desenhos de cerejas.

A final do concurso será um desfile no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), na próxima terça-feira,13 de novembro. Nesse dia acontece também o 1º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade, que contará com a presença de palestrantes, como o sociólogo e jornalista Francesco Morace e a terapeuta ocupacional Thais Tavares Terranova.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo