carregando...

Notícias

Notícias

Etec terá cursos de produção de cana



04/02/2009

A Etec (Escola Técnica Estadual) Votuporanga terá cursos de produção de cana-de- açúcar e operação de máquinas agrícolas. O acerto foi feito na última sexta-feira pelo prefeito Júnior Marão, que se reuniu com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o assistente de Planejamento Estratégico, Agnaldo Silva Garcez. Marão esteve acompanhado do deputado federal Júlio Semeghini, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini, e representantes da Etec, a diretora Ana Rosa Marcolino, o assistente de direção Carlos Alberto Almeida e o professor da área de informática Cecílio Merlotti Rodas. De acordo com o prefeito, a cultura da cana-de-açúcar cresceu na região noroeste paulista e, em alguns casos, falta qualificação profissional.

Laura ressaltou que o Centro Paula Souza está acompanhando esse processo no Estado e atento para as necessidades de cada região, confirmando a implantação do curso na escola votuporanguense. Conforme explica Agnaldo Garcez, o curso trata de todo o procedimento da cultura da cana-de-açúcar, desde o plantio até a colheita, complementando com a operação de máquinas agrícolas. Nas próximas semanas, a equipe da ETEC de Votuporanga já começa a trabalhar para viabilizar a implantação.

O curso só pode ser desenvolvido em uma escola de perfil agrícola, por isso a opção por Votuporanga. Além disso, o prefeito viabilizou uma parceria com a Usina Noroeste Paulista, que vai oferecer a infraestrutura para as aulas práticas, enquanto o Centro Paula Souza ficará responsável pela estrutura, alojamentos e aulas teóricas. O técnico em produção de cana-de-açúcar é o profissional que atua no setor sucroalcooleiro/canavieiro planejando, executando e gerenciando atividades de plantio, tratos culturais, mudas e colheita.

Supervisiona e dissemina tecnologias do setor. Coordena a movimentação física e a manutenção de máquinas, equipamentos e implementos na sistematização de áreas, bem como, o preparo do solo e colheita, preservando o meio ambiente. Otimiza as operações de transporte de matéria - prima e insumos. Trabalha de acordo com as normas de segurança, promovendo a saúde do trabalhador.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo