Etec Raposo Tavares é inaugurada na capital

07/04/2010

Nova unidade recebeu R$ 10,8 milhões de investimentos do Governo do Estado

O governador Alberto Goldman e o secretário de Desenvolvimento em exercício, Luciano Almeida, entregaram oficialmente nesta quarta-feira, 7 de abril, a Escola Técnica (Etec) Raposo Tavares, na zona oeste da capital. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que triplicou o número de vagas nas Etecs da cidade de São Paulo. Eram 7.150 em 2006 (ensino médio e técnico), frente a 23.020 vagas atualmente.

A nova Etec, que começou suas atividades em fevereiro de 2010 com 398 alunos matriculados, oferece Ensino Médio pela manhã e seis cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Informática, Informática para Internet, Logística e Secretariado, divididos entre os períodos da tarde e da noite. A unidade recebeu R$ 10,8 milhões de investimento, sendo R$ 10,5 milhões no prédio, construído em terreno cedido pela Prefeitura, e R$ 385 mil na compra de mobiliário e equipamentos. "São Paulo contava com 14 Escolas Técnicas. Em três anos duplicamos o número de unidades", disse o governador.

Etec Raposo Tavares iniciou suas atividades em fevereiro de 2010, com 398 alunos

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 36 Etecs. Desse total, 22 unidades - Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Cepam, Gildo Marçal Bezerra, Heliópolis, Itaquera, Jaraguá, Jardim Ângela, Dra. Maria Augusta Saraiva, Paraisópolis, Parque Belém, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Paulistano, Raposo Tavares, Santo Amaro, São Mateus, Sapopemba, Tiquatira, Uirapuru e Vila Formosa - integram o Programa de Expansão para a Educação Profissional do Centro Paula Souza, umas das prioridades do governo estadual. "Concentramos muitas escolas na Região Metropolitana para poder atender às pessoas e aos jovens, e também à necessidade das indústrias e dos serviços", acrescentou Goldman.

Com a proposta de ampliar a chance dos jovens de ingressar no mercado de trabalho, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo. Graças a essa parceria, no primeiro semestre de 2010 houve uma oferta de 1.840 vagas em escolas da rede estadual e de 660 vagas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) só na capital.

Governador visita laboratório de informática da Escola Técnica Raposo Tavares

"Nosso sonho era que toda e qualquer região ou município com mais de 50 mil habitantes tivesse, no mínimo, uma escola técnica. Como esta é uma região com mais de 90 mil habitantes, podem ter certeza de que esse é o primeiro passo, que essa escola vai dobrar de tamanho. Vai ficar muito maior", afirmou o secretário Luciano de Almeida.

Para Michelle Paiva Silva, aluna do 1º ano do Ensino Médio, ter uma Etec na comunidade é uma vitória para todos da região: "Teremos a chance de estudar numa das melhores escolas do Brasil", disse a aluna. Michelle ainda destacou que "a escola tem uma ótima estrutura, e os professores estão empenhados em ensinar e trazer coisas novas. Para nós, a Etec é motivo de orgulho".

Empregabilidade
O governador destacou a importância do ensino técnico e tecnológico no desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil. "É fundamental termos mão-de-obra qualificada. Quem faz um curso numa escola técnica, quem faz um curso numa Fatec, tem emprego garantido", destacou Goldman.

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Vestibulinho
As inscrições para o vestibulinho das Etecs começam dia 30 de abril e vão até 21 de maio. A prova será realizada no dia 13 de junho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.