Etec produz uniforme do time do CEU Tiquatira

26/03/2010

Calção e camisa foram estampados com logo criado especialmente para a equipe

Os futuros estilistas do curso de Moda da Escola Técnica (Etec) Tiquatira, na zona leste da capital, desenvolveram especialmente para o time de futsal do Centro Educacional Unificado (CEU) Tiquatira os novos uniformes que serão utilizados pela equipe. A entrega foi feita durante um grande evento, realizado na última semana, no teatro do CEU. Torcedores - toda a comunidade do entorno, pais, professores e os alunos da Etec - foram conferir o novo visual que será dotado pelos craques mirins em campeonatos. Formado por calção e camisa - já estampada com o novo logo, criado especialmente para a equipe - o uniforme é mais uma ideia das gestões do CEU e da Etec Tiquatira, que se tornaram parceiras depois da inauguração da Etec.

Vítor de Oliveira, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, é um dos atletas do projeto Bom de Bola e Bom na Escolae aprovou o uniforme. “A camisa tem até o símbolo do nosso time" diz. E garante: "Agora eu vou jogar mais animado e acho até que vou fazer mais gols”.

A criação e confecção das peças ficaram por conta dos 160 alunos de Moda da Etec. Aos 16 anos, a jovem Anna Cecília Alencar deseja ser uma grande estilista, por isso ingressou na Etec este ano. Filha de um bandeirinha, ela se identificou logo com a ideia proposta pelos professores. “Acompanhei de perto as mudanças que os uniformes tiveram durante os anos e por isso adorei participar da criação dos uniformes do Futsal do CEU. Foi ótimo contribuir com a galera da comunidade”, assegura.

Para Sônia Vieira, gestora do CEU Tiquatira, a criação da escola técnica na região foi muito positiva e os uniformes são mais uma prova de uma parceria que está dando certo. “Trocamos muitas idéias com a Etec e este é o resultado de mais uma ação conjunta". É a segunda vez que os alunos de Moda da Etec Tiquatira põem à mostra sua criatividade na hora de colaborar com o CEU. No ano passado, eles confeccionaram tutus – a saia de tule usada pelas bailarinas – para 80 meninas entre 4 e 10 anos do grupo de Balé do CEU Tiquatira.

Uniforme dos goleiros também ficou por conta dos 160 alunos de Moda da Etec

Bom de Bola e Bom na Escola
Criado no segundo semestre de 2009, o projeto de Futsal do CEU Tiquatira conta com mais de 200 alunos entre 7 e 14 anos, estudantes da EMEF e moradores do entorno. Destes, pouco mais de 160 participam de campeonatos amistosos, nos quais competem em diferentes categorias e jogam com times de outros CEUs, escolinha de Futsal e clubes.

Os resultados da iniciativa saltam à vista. Givaldo Santos, 16 anos, cursa o 5º ano do Ensino Fundamental na EMEF do CEU Tiquatira. Até a metade do ano passado a realidade dele era outra. “Eu fiquei fora da escola uns três anos. Não tinha vontade de estudar, mas qando conheci o projeto quis participar e me explicaram que eu só poderia jogar se estudasse e me ofereceram uma vaga na EMEF. Decidi voltar para a escola na hora”. O pequeno Vinicius Marcelino, 8 anos, conta que, assim que começou a treinar com a equipe, percebeu que precisaria se esforçar também na sala de aula para ter boas notas e continuar participando das competições. Vinicius diz que passou a ter mais vontade de estudar. “Agora eu só tiro nota boa”, completa.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do aluno dentro da sala de aula por meio da disciplina que o atleta adquire com a prática de esportes, o Bom de Bola e Bom na Escola é um dos projetos que representará a Secretaria Municipal de Educação no 11º Congresso Internacional de Cidade Educadoras, que acontece no mês de abril, em Guadalajara, no México. Clique aqui para ver a íntegra da matéria no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.