Etec industrial de Jundiaí passará por reforma

04/02/2010

Ordem de serviço foi assinada durante solenidade realizada na própria Etec

A Escola Técnica (Etec) industrial de Jundiaí - Vasco Antonio Venchiarutti - vai receber R$ 1,6 milhão em investimentos do governo do Estado para início das obras de reforma e ampliação da unidade. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Os investimentos preveem a construção de um galpão e reformas em laboratórios, além de adequações nas instalações hidráulicas, reforma do telhado, nova iluminação interna e externa, instalação de elevador e pintura geral na unidade.

A Etec Vasco Antonio Venchiarutti soma mais de 1.700 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 200 vagas para o Ensino Médio e 520 vagas distribuídas em 11 cursos técnicos: Administração, Agrimensura, Design de Interiores, Edificações, Informática, Logística, Meio Ambiente, Saneamento e Segurança do Trabalho, além dos cursos semipresenciais de Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria.

O município de Jundiaí conta ainda com mais uma Escola Técnica do Centro Paula Souza, a Etec Benedito Storani, conhecida também como Escola de Horticultura, localizada no Recanto IV Centenário. Além do Ensino Médio, a unidade conta com cinco cursos técnicos: Agricultura, Agroindústria, Alimentos, Nutrição e Dietética, e Turismo e Hospitalidade. A partir deste primeiro semestre de 2010, a Etec Benedito Storani oferecerá também um novo curso: Agropecuária Integrada ao Ensino Médio.

Aula inaugural na Fatec de Jundiaí, que conta com mais de 800 alunos matriculados

Aula inaugural
Após a assinatura da ordem de serviço, o secretário fez a aula inaugural do ano letivo para os estudantes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí, que conta com mais de 800 alunos matriculados. No último vestibular, a unidade ofereceu 200 vagas, entre os cursos superiores de tecnologia em Eventos, Informática para a Gestão de Negócios e Logística.

Cursos técnicos em escolas estaduais
Graças a uma parceria com a Secretaria da Educação, foram abertas mais 160 vagas de cursos técnicos em Jundiaí. Os cursos serão oferecidos, no período noturno, nas escolas estaduais Prof. Maria de Lourdes de Franca Silveira (Administração e Logística) e Dr. Antenor Soares Gandra (Logística).

Empregabilidade
De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza – divulgado em dezembro de 2009 – 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.