Etec de Santa Bárbara D’Oeste será ampliada

07/03/2010

Etec de Santa Bárbara contará com um novo bloco, com 12 salas de aula e auditório

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve neste sábado, 6 de março, nos municípios de Santa Bárbara D’Oeste e Americana, na Região Administrativa de Campinas, onde anunciou novos investimentos no ensino técnico. O primeiro evento foi realizado em Santa Bárbara D’Oeste, pela manhã, na Escola Técnica (Etec) Prof. Dr. José Dagnoni. Na oportunidade, o secretário assinou a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da unidade. A Etec vai receber R$ 5,8 milhões em investimentos do governo do Estado para realização das obras, que deverão estar prontas em 2011.

Os investimentos preveem a construção de um novo bloco, com 12 novas salas de aula, auditório, três laboratórios (dois de informática e um de ciências), sala multiuso para educação física, cinco salas administrativas (diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, secretaria acadêmica e sala de professores), cantina, copa e oito sanitários.

Em funcionamento desde 2002, a Etec de Santa Bárbara D’Oeste soma mais de 600 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 80 vagas no Ensino Médio e 160 vagas distribuídas em três cursos técnicos: Administração, Enfermagem e Secretariado. Mais de 580 candidatos disputaram as 240 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso técnico de Enfermagem, no período da tarde, que teve a relação de 3,4 candidatos por vaga.

Além da Etec Prof. Dr. José Dagnoni, graças a uma parceria com a Secretaria estadual da Educação, o município conta com cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza na Escola Estadual Emílio Romi. A escola oferece três cursos no período noturno: Contabilidade, Informática para Internet e Logística.

Obras da Etec de Americana já estão 75% prontas e deverão ser entregues em maio

Americana
Em seguida, o secretário esteve em Americana, onde vistoriou as obras de reforma e ampliação da Etec Polivalente. A unidade recebeu mais de R$ 1 milhão em investimentos do Estado para construção de laboratórios, salas de aula, passarela interligando blocos B e C, muro externo e adaptações na guarita, além de reformas na cobertura do estacionamento, na oficina de edificações, na cozinha, no refeitório e nos sanitários. As obras já estão 75% concluídas e deverão ser entregues em maio.

A Etec Polivalente de Americana conta com mais de 2.400 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 360 vagas no Ensino Médio e 800 vagas distribuídas em 15 cursos técnicos: Administração, Comunicação Visual, Contabilidade, Design de Interiores, Edificações, Gestão de Pequenas Empresas, Informática, Logística, Mecânica, Mecânica – Projetos, Secretariado, Secretariado e Assessoria, Segurança do Trabalho, Tecelagem e Turismo Receptivo. Mais de 4 mil candidatos disputaram as 1.160 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso técnico de Mecânica, no período da noite, que teve a relação de 7,8 candidatos por vaga.

A parceria com a Secretaria estadual da Educação também permitiu a criação de mais duas extensões de Etec no município de Americana. A Escola Estadual Dr. Heitor Penteado oferece dois cursos técnicos gratuitos no período noturno: Informática e Técnico Jurídico. A outra extensão é a Escola Estadual João XXIII, que conta com os cursos de Informática para Internet e Logística.

Americana conta ainda com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza. A unidade soma mais de 1,8 mil alunos matriculados em cursos superiores de tecnologia. No vestibular para o 1º semestre de 2010, a Fatec ofereceu 440 vagas distribuídas em quatro cursos gratuitos de graduação tecnológica: Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial, Logística e Têxtil. Em novembro de 2009, o secretário também inaugurou um novo bloco na unidade. Entre 2007 e 2009, o Estado investiu mais de R$ 8 milhões em obras na Fatec de Americana.