carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Etec de Pirassununga participa do Parlamento Jovem Brasileiro



27/08/2013

Debate no plenário da Câmara foi uma das experiências das alunas Etec Cepam durante o PolitéiaPaulo Carvalho de Moura, 17 anos, estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga, é um dos selecionados pelo programa Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa promovida pela Câmara dos Deputados. O aluno vai passar uma semana em Brasília, entre os dias 23 e 27 de setembro, vivenciando a rotina do Poder Legislativo.

Ele está entre os 78 jovens que atuarão como deputados federais. A simulação da rotina parlamentar tem como objetivo despertar a reflexão crítica e representação política, por meio da vivência do processo democrático.

Paulo, que cursa o técnico em Secretariado e é formado em Administração pela Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, se inscreveu no programa com o projeto de lei que dá descontos em livros, didáticos ou não, para alunos de escolas públicas em lojas que não sejam on-line, mediante comprovação. “Educação e cultura são fundamentais para a formação e o livro ainda é muito caro”, diz. “Então, dar acesso à cultura é muito importante e estimula o gosto pela leitura.”

Cepam
Em julho, três alunas da Etec Cepam, da capital, tiveram experiência semelhante, também em Brasília. Angélica Queiroz, Márcia Geraldo e Francineide Bernardo participaram do Projeto Politéia, promovido pela Universidade de Brasília (UnB), que incentiva o ensino, pesquisa e formação política, por meio da simulação das atividades do Congresso Nacional. Essa foi a primeira vez que alunos de uma escola técnica participaram do projeto.

Angélica, estudante do curso técnico em Legislativo, considerou a experiência importante para esclarecer o funcionamento do sistema político. “Foi uma semana que mudou minha visão. A simulação foi muito boa para compreender como funciona na prática”, conta. O Politéia é realizado anualmente, durante o recesso parlamentar de julho. Os projetos de lei produzidos pelos estudantes durante a experiência estão disponíveis na internet.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo