Etec de Paraguaçu Paulista ganha novas instalações

18/02/2011

Governador destacou importância do ensino integrado durante a cerimônia de entrega

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente, nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, as novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec) Augusto Tortolero Araújo, em Paraguaçu Paulista. Com a ampliação da infraestrutura física, a unidade ganha, entre outros ambientes, três salas de aula, laboratório de química, cobertura da quadra e área de recreação dos alojamentos masculinos.

O governo estadual investiu cerca de R$ 1,6 milhão na construção das instalações e em obras de melhorias na Etec, além de R$ 160 mil em mobiliários e equipamentos, entre 2009 e 2010. O vice-superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, também estava presente na cerimônia.

Integrada ao Centro Paula Souza em 1994, a Etec tem 549 alunos matriculados, sendo 220 no Ensino Médio e mais 329 estudantes divididos entre seis cursos técnicos: Administração, Agrimensura, Agroindústria, Agropecuária, Análise e Produção de Açúcar e Álcool e Hospedagem. Este último curso foi implantado neste 1° semestre de 2011. No processo seletivo, 195 inscritos disputaram as 40 vagas oferecidas no período da noite, o que representa 4,88 candidatos por vaga.

Com a ampliação da infraestrutura física, unidade ganhou três novas salas de aula

"Nós queremos cada vez mais ter a chamada escola integrada, onde o aluno faz o Ensino Médio em um período e no outro período faz o Técnico. É o ensino integrado. E ele já sai com os dois diplomas, o diploma do Ensino Médio e o diploma do Técnico. É a escola de tempo integral, que vai dar a ele um futuro muito bom, uma boa base ou para conseguir um bom emprego ou para ir para a faculdade", declarou Geraldo Alckmin.

O município de Paraguaçu Paulista integra a Região Administrativa de Marília, que conta com 13 Etecs e três Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Graças ao convênio com a Secretaria de Educação do Estado, no 1° semestre foram oferecidas 320 vagas para o Ensino Técnico entre Marília, Ourinhos e Tupã.

Mais investimentos
Na visita a Paraguaçu Paulista, o governador anunciou a liberação de R$ 2 milhões para fomentar o turismo da região. "(A verba) será para obras de urbanização, para o centro de eventos, para a duplicação de um dos acessos da cidade e para os acessos viários", relacionou. E, na área habitacional, a construção de 500 moradias no município. "As primeiras 100 casas já começam a ser construídas no segundo semestre", completou Alckmin. A Etec Augusto Tortolero Araújo está situada à Rodovia SP 284, km 477, Paraguaçu Paulista.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação.