carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Etec de Hortolândia inaugura novas instalações



20/10/2010

Governador discursa durante inauguração do novo bloco da Etec Hortolândia

O governador Alberto Goldman e o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, entregaram nesta quarta-feira, 20 de outubro, as novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec) de Hortolândia. A Etec ampliou sua infraestrutura física para melhor atender à comunidade. Com o novo bloco, a unidade ganha, entre outros espaços, seis salas de aula, quatro laboratórios de informática e anfiteatro. O governo estadual investiu mais de R$ 2,2 milhões na construção das instalações e em obras de melhorias na unidade, além de R$ 550 mil em mobiliários e equipamentos.

Implantada em 1998 como classe descentralizada, uma extensão da Etec Polivalente de Americana, a escola técnica ganhou autonomia em 2002, com a assinatura de seu decreto de criação. Atualmente, a Etec está com 1.254 alunos matriculados, sendo 470 no Ensino Médio e 784 alunos divididos entre os sete cursos técnicos: Administração; Administração Empresarial; Gestão de Pequenas Empresas; Informática; Nutrição e Dietética; Secretariado; e Secretariado e Assessoria. A novidade do vestibulinho para o primeiro semestre de 2011 será a oferta do curso técnico de Informática para Internet, com 40 vagas à noite.

O município de Hortolândia integra a Região Administrativa de Campinas, que conta com 32 Etecs, distribuídas em 28 cidades, e com 7 Fatecs, localizadas em Americana, Bragança Paulista, Indaiatuba, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim e Piracicaba. A Etec de Hortolândia está situada à Rua Capitão Lorival Mey, 750 - Jardim Santana.

Informações sobre o vestibulinho
Até esta sexta-feira, 22, estarão abertas as inscrições do vestibulinho das Etecs para o 1º semestre de 2011. As inscrições serão exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será no dia 21de novembro. Serão oferecidas 85.112 vagas, sendo 65.919 para o Ensino Técnico e 19.193 para o Ensino Médio.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. "Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica", ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Etec ganha seis salas de aula, quatro laboratórios de informática e anfiteatro

O levantamento também apontou que 93% dos tecnólogos formados pelas Fatecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram que 94,4% destes tecnólogos têm vínculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos. Nas Fatecs, os setores de saúde, segurança e área ambiental são os que mais empregam (96,2%), seguido por tecnologia da informação (94,4%), infraestrutura (93,6%), gestão e negócios (92,1%), processos industriais (91,5%) e produção industrial (79%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 40% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).

Nesta pesquisa, foram entrevistados estudantes formados em 2007, com o objetivo de avaliar o desempenho desses ex-alunos no mercado de trabalho após um ano do término do curso. A empregabilidade aumentou 9,6 pontos percentuais do momento da conclusão até um ano depois da formatura: de 83,2% entre os concluintes, para 92,8% entre os tecnólogos com um ano de formados. Também cresceu o nível salarial: 17% saíram da faixa de até 3 salários mínimos para receber remunerações maiores.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 199 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo