Etec de Cachoeira ganha novo prédio

15/05/2009

O governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira, 15 de maio, as novas instalações da Escola Técnica (Etec) de Cachoeira Paulista. A Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel oferece cursos de Administração, Contabilidade, Enfermagem e Informática, além do Ensino Médio.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador José Serra anunciou a implementação de dois novos cursos em 2010. “A região é um importante polo de turismo, principalmente o religioso. Por isso, ano que vem, vamos criar aqui o curso técnico de turismo, além do novo curso de eletrônica”, afirmou o governador.

Já o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, parabenizou os estudantes da escola técnica pelo bom desempenho no Enem. “Os alunos do Ensino Médio da Etec alcançaram a primeira posição do Enem na cidade de Cachoeira Paulista, à frente inclusive das escolas particulares. Agora, no novo prédio, o rendimento será ainda maior”, destacou.

A Etec de Cachoeira Paulista já abriu as inscrições para o vestibulinho do 2º semestre de 2009. No total, serão oferecidas 200 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até o dia 29 de maio. O exame será no dia 21 de junho.

Novas instalações
Cedido pela prefeitura, o novo prédio abriga dez salas de aulas, seis laboratórios (dois de informática, hardware, enfermagem, química e física) e seis salas administrativas. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões na obra, além de R$ 170 mil em móveis e equipamentos. O Governo mais que dobrou a oferta de vagas na Etec: no 1º semestre de 2006 eram 160, no mesmo período de 2009 foram 360 vagas oferecidas. Já o crescimento de matrículas foi de 69,5%. Eram 469 alunos em 2006. Hoje, 795 jovens estudam na Etec.

Plano de expansão
Empenhado em ampliar o acesso da população ao ensino público de qualidade, o Governo do Estado realiza o maior investimento da história da instituição, que prevê uma ampla expansão do Ensino Médio, até 2010.

Metade da meta de oferecer 100 mil novas matrículas em Etecs já está cumprida. Até o final de 2010, serão criadas 33,5 mil novas vagas. Se considerado apenas o Ensino Médio das Etecs, o total de vagas já dobrou. Entre o primeiro semestre de 2007 e o mesmo período de 2009, o número cresceu 111% - passou de 7.961 para 16.843.

Cachoeira Paulista integra a Região Administrativa de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, que já conta com outras oito Escolas Técnicas Estaduais, nas cidades de Caçapava, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos e São Sebastião. No próximo semestre, a Etec do município de Caraguatatuba também inicia suas atividades. A partir de 2010 serão implantadas a Etec de Ubatuba e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taubaté.