Etec de Batatais recebe recursos de R$ 1,2 milhão

10/12/2009

Secretário destacou alto índice de empregabilidade dos alunos das Etecs (Devair Parpineli/Prefeitura de Batatais)

A Escola Técnica de Batatais vai receber R$ 1,2 milhão para obras de reforma e ampliação. O investimento prevê a criação de quatro novas salas de aula e uma biblioteca, além de uma reforma geral na unidade: pintura, troca de piso, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 10 de dezembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A Etec Antonio de Pádua Cardoso conta com mais de 1.052 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, abriu 120 vagas para o Ensino Médio e 360 em nove cursos técnicos: Administração, Agenciamento de Viagem, Comércio, Gestão de Pequenas Empresas, Enfermagem, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Secretariado. A Região Administrativa de Franca conta com sete Etecs, nos municípios de Batatais, Franca (duas unidades), Igarapava, Miguelópolis, Orlândia e São Joaquim da Barra, além de uma Fatec em Franca.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.