Etec de Atibaia terá novos cursos

11/03/2009

O secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nessa segunda-feira, 9 de março, a implantação de novos cursos na Escola Técnica Professor Carmine Tundisi, em Atibaia: Nutrição e Edificações. A intenção do Governo do Estado é, em parceria com a Prefeitura, ampliar as instalações físicas do local e, gradativamente, criar uma faculdade de tecnologia – Fatec. Para isso, enfatiza o secretário Alckmin, é preciso aumentar a oferta de cursos na unidade de Atibaia. “Atibaia já possui uma Escola Técnica Estadual (Etec), com cursos nas áreas de hotelaria, administração e enfermagem. Vamos levar mais cursos para a cidade”, garantiu. “Primeiro passo é ter uma escola técnica bem instalada”, lembrou ao se referir à vinda da Fatec à cidade.

Na reunião, intermediada pelo deputado estadual e ex-secretário-adjunto de Educação, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Geraldo Alckmin ressaltou a alta empregabilidade dos alunos que concluem os cursos nas escolas técnicas do estado: aproximadamente 80% dos alunos conquistam o emprego logo após a formatura. Nas faculdades de tecnologia, este número chega a quase 90%.

“É o ensino que gera emprego. As escolas técnicas e Fatecs são prioridades do Governo do Estado. Quatro em cada cinco ex-alunos estão trabalhando no primeiro ano de formatura. É o maior índice de aproveitamento do mercado de trabalho, além de garantir uma preparação eficiente aos jovens”, considerou o secretário.

A Escola Técnica de Atibaia é ligada ao Centro Paula Souza, entidade que administra 157 escolas técnicas e 47 faculdades de tecnologia em todo o estado. As escolas técnicas, em conjunto com as Fatecs, são responsáveis pela formação de grande parte da mão-de-obra qualificada em todo o estado. A implantação dos novos cursos está condicionada à ampliação da estrutura física da escola.

A parceria entre o governo do Estado e o município prevê que a Prefeitura construa novas salas de aula e laboratórios. “A própria construção da escola foi feita com recursos municipais. Agora, faremos a ampliação e o Governo do Estado será responsável pelo custeio dos cursos, com o pagamento do salário dos professores, por exemplo”, ressaltou o prefeito de Atibaia, Dr. Denig. O prefeito destaca a importância da ETE para o município. “Precisamos de mais técnicos para atuarem em diversas áreas. A escola técnica amplia a nossa capacidade ensino e formação”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, Silvio Llaguno, comemorou o anúncio de novos cursos na escola Técnica de Atibaia. Para ele, os jovens de Atibaia poderão ter melhores oportunidades de qualificação profissional, principalmente na área de construção civil, uma áreas que mais geram emprego no município. “A construção civil é uma das molas propulsoras da economia. Os técnicos de edificações poderão trabalhar não apenas em empreendimentos privados, mas em obras públicas”, disse.

A reunião contou também com a participação do vice-prefeito, Professor Ricardo dos Santos Antonio e do vereador Professor Vanderley (PDT)