Estudos da Unesp são premiados em Portugal

05/10/2012

Jennifer Búfalo e Michelle Cristiane Búfalo, alunas de doutorado da Unesp, Câmpus de Botucatu, receberam o prêmio "Jovens Cientistas" durante o 43º Simpósio Internacional sobre Óleos Essenciais, realizado entre 5 e 8 de setembro, em Lisboa (Portugal).

O estudo "Óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha piperita L.) cultivada na presença de extrato metanólico de Leonurus sibiricus L. (erva-macaé)", tem a autoria de Jennifer Búfalo, aluna do Programa de Pós Graduação em Botânica do Instituto de Biociências (IB) de Botucatu.

O estudo avaliou as diferentes concentrações do extrato de erva-macaé na composição química do óleo essencial de hortelã-pimenta. Os resultados mostraram que a utilização de extratos vegetais em baixas concentrações ocasiona aumento do teor de mentol, componente de interesse das indústrias farmacêuticas, cosméticos, alimentícias e de higiene.

Desenvolvido no Departamento de Botânica do IB e no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o trabalho teve a orientação da professora Carmen Sílvia Fernandes Boaro, com a colaboração do Prof. Luiz Fernando Rolim de Almeida e de Márcia Ortiz Mayo Marques, pesquisadora do IAC.

Já Michelle Cristiane Búfalo, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, câmpus de Botucatu, analisou os efeitos do alecrim-do-campo como componente antiviral e na destruição de células tumorais.

Intitulado "Óleo essencial de Baccharis dracunculifolia: atividades antiviral e antitumoral", o estudo constatou que esta planta apresentou ação destruidora sobre células que provocam o tumor na laringe.

Outro ponto constatado foi que a planta age como inibidora, dependendo da concentração usada, na replicação do poliovírus, causador da poliomielite. O estudo foi desenvolvido no Departamento de Microbiologia e Imunologia do IB, sob orientação do professor José Maurício Sforcin.