Estudo irá avaliar ocupação das margens da BR-116

23/09/2011

Com verba do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional, o secretário Paulo Alexandre Barbosa assinou nesta sexta-feira (23), durante 4ª edição do Acelera SP, em Juquiá, no Vale do Ribeira, protocolo de intenções com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar). A parceria prevê o financiamento de estudo a ser elaborado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) - órgão da Fundação Prefeito Faria Lima, com o objetivo de avaliar as condições de ocupação de um trecho de 93 km, entre Miracatu e Cajati, às margens da Rodovia Régis Bittencourt.

Na etapa inicial do estudo, previsto para ser entregue em 90 dias após a contratação, o Cepam vai elaborar o Plano Diretor do Eixo da BR-116, englobando os municípios de Juquiá, Registro, Miracatu, Cajati e Jacupiranga. Na etapa seguinte, serão apontados os impactos em todos os 23 municípios que compõem o consórcio. Finalmente, o estudo apresentará um Planejamento Estratégico Regional (3ª etapa) e um Plano de Marketing (4ª etapa).

“O estudo apontará a verdadeira vocação do Vale do Ribeira e servirá de base para que o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras da região, possa transformar a região num polo de desenvolvimento, acelerando os investimentos e estimulando a implantação de novas empresas”, explica o secretário.

Para elaborar o estudo, o Cepam fará a interface com outros órgãos do governo, como a Secretaria do Meio Ambiente e o Itesp, de forma a indicar pontos de conflitos e soluções para que o desenvolvimento regional ganhe novo impulso. O Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional garante o financiamento de projetos e estudos técnicos que ajudem a promover o desenvolvimento sustentável de municípios da região. Os recursos podem ser aplicados na estruturação das cadeias produtivas, manutenção e recuperação da qualidade ambiental inter-regional e implantação, manutenção, melhoria de infraestrutura e serviços públicos.