Estudantes da Unesp realizam intercâmbio na Índia

18/02/2015

Fonte: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Estágio de um mês trouxe enriquecimento profissional e cultural (Divulgação)A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e o M. S. Ramaiah Dental College, da cidade de Bangalore, na Índia, firmaram um acordo de cooperação internacional em 2014.

Em virtude desse acordo, as alunas do curso de graduação em Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp de São José dos Campos, Damara Silva Ávila e Marian Yaktin Amorim, realizaram um estágio de um mês, durante janeiro último.

O professor Carlos Rocha Gomes explicou que as estudantes participaram das atividades teóricas e práticas do curso de graduação da instituição indiana. "Elas relataram que a experiência foi incrível e muito proveitosa, tanto do ponto de vista cultural como profissional. Existe uma diferença brutal entre as duas culturas, e essa vivência foi muito engrandecedora para as alunas da Unesp", conta.

Colegas de classe, as alunas passaram 37 dias na Índia. "A India é um pais com culturas características e bem interessantes. É totalmente diferente do que se vê em noticiários e do estereótipo que a mídia traz", comenta Marian.

No curso de Odontologia, Marian diz não ter visto grandes diferenças. "Temos um curso de excelência na Unesp e não nos falta nada. O M. S. Ramaiah Dental College tem uma ampla relação com os Estados Unidos e Alemanha, respectivamente nos cursos das áreas de Biologia e de Engenharia. Realizei trabalhos com alunos de pós-graduação e permaneci o maior tempo no setor de cirurgia, pois gostei muito desta disciplina", comenta.

A aluna Marian recomendou fazer parte deste tipo de experiências. "Saímos totalmente da nossa zona de conforto ocidental para enxergar a vida aos olhos de um povo com uma cultura milenar e oriental própria", concluiu.