Estudantes apresentam repertório de música brasileira na Itália

21/02/2014

Fonte: UNESP
]

Bruno Mota, Caio Chiarini e Diego Sales são estudantes do curso de licenciatura em educação musical no Instituto de Artes (IA) da Unesp em São Paulo. Os três fazem parte do Grupo de música instrumental brasileira 3 no Som, que realizou apresentações musicais e ministrou oficinas em fevereiro de 2014 na cidade de Valdagno situada na província de Vicenza (Veneto) na Itália. As atividades tiveram como foco os gêneros musicais: samba, choro e forró.

As apresentações e oficinas aconteceram na escola de música progetto musica associazione culturale artistica. As oficinas, que buscavam estabelecer diálogos entre as características musicais de gêneros brasileiros e europeus, foram direcionadas aos alunos de música e as apresentações abertas à comunidade. Segundo Diego Sales, gaitista do Grupo: Falar da cultura brasileira associando à cultura europeia me parece natural e necessário para uma melhor compreensão e apreensão de nossa cultura”. Durante as oficinas, os estudantes italianos puderam experimentar improvisar a partir das características de gêneros brasileiros.

O projeto de apresentações e oficinas fez parte do edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Durante as oficinas também foram apresentadas, além de composições autorais, obras referência de grandes mestres do samba, do choro e do forró “O grupo 3 no Som se propõe, além de tocar e estudar as diferentes linguagens da música brasileira, pesquisar sua história, seus compositores, as diferentes linguagens e o diálogo entre estéticas musicais”, complementa o percussionista Bruno Mota.

Entre as metas dos estudantes, além de concluir este ano a graduação em educação musical, estão, segundo o violonista Caio Chiarini: “A gravação de nosso primeiro Cd e a expansão do 'Sai da Toca', projeto criado pelo 3 no Som, que tem intenção de intervir artisticamente nos espaços públicos.”

Pra maiores informações sobre o grupo, segue o link do documentário recém-lançado sobre o 3 no Som.