Estudante de Etec recebe prêmio em Brasília

07/12/2011

Estudante da Etec, Ana Ramos, apresenta o projeto na cerimônia em Brasília

A aluna Ana Gabriela Ramos, recém-formada no curso técnico em Meio Ambiente, da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, recebeu, em Brasília, o Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela foi a primeira colocada na categoria Ensino Médio, com o projeto “Embalagens ecológicas para mudas”, orientado por Erica Bortolotti.

O trabalho prevê a diminuição do acúmulo de plástico utilizado para embalar mudas de plantas, uma vez que o material demora até 400 anos para se decompor. Embalagens feitas a partir do aproveitamento de resíduos de biomassa são a alternativa apresentada para solucionar o problema.

"A entrega do prêmio foi emocionante", conta Ana Gabriela. "Se não fosse o trabalho de conclusão de curso da Etec eu não teria feito este projeto e não ganharia o prêmio, por isso devo muito ao curso técnico que escolhi fazer". Estudantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal estão entre os contemplados desta edição, cujo tema foi Cidades Sustentáveis. Foram 2.321 trabalhos inscritos.

Premiação
Na categoria Graduado, os vencedores foram contemplados com R$ 30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar). Para estudantes de Ensino Superior, os prêmios foram de R$ 15 mil (1º lugar), R$ 12 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberam um computador e uma impressora multifuncional cada um.

A mesma premiação foi dada aos orientadores e às escolas dos três alunos vencedores do Ensino Médio, além dos orientadores dos graduados e estudantes de Ensino Superior.