Estudante da Fatec de São Bernardo cria mochila inteligente com captação de energia solar

12/05/2015

Fonte: Centro Paula Souza

Dantas apresenta protótipo da mochila que deverá ser lançada comercialmente em 2016 por meio de recursos obtidos em campanha na internet (Arquivo Pessoal)Um problema comum despertou o olhar empreendedor do aluno do curso superior de Informática para Negócios, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo, Verinaldo Dantas. Cansado de ver a bateria do celular acabar no meio da rua e perder a “conexão com o mundo”, Dantas resolveu buscar uma solução simples e inovadora. Ele criou uma mochila com um painel de captação de energia solar integrado a uma unidade de processamento, armazenagem e interação com outros dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. A invenção dispõe de leitor biométrico e permite o carregamento de baterias, conexão bluetooth e acesso wi-fi.

Dantas conta que começou a trabalhar a ideia com a ajuda de dois colegas, durante intercâmbio nos Estados Unidos, na Northern Virginia Community College, em 2013, quando participou do programa Ciência sem Fronteiras. O protótipo foi aprimorado e será apresentado como trabalho de conclusão de curso da Fatec. O projeto recebeu o nome de EvA Smart Backpack e sua versão comercial será desenvolvida por meio de recursos arrecadados em uma campanha na internet (crowdfunding), onde serão oferecidos brindes e recompensas aos doadores, que podem ajudar com valores a partir de R$ 10.

Segundo o autor, o produto deverá ser lançado até 2016 e sua expectativa é que haja boa aceitação entre estudantes e profissionais heavy users de tecnologia móvel. “Será uma opção prática, econômica e ambientalmente responsável. A mochila é feita com material anti-impacto e pesa somente 700 gramas. A ideia é disponibilizar diferentes versões para os consumidores, que podem custar de R$ 1.050 a R$ 1.650”, explica Dantas.