Estiva Gerbi ganha classe do Centro Paula Souza

11/12/2009

Classe descentralizada da Etec vai oferecer 40 vagas no curso de administração (Marcelo Sanchez/SGP)

O município de Estiva Gerbi, na região de Campinas, contará com uma classe descentralizada do Centro Paula Souza, com 40 vagas no curso técnico de Administração, no período noturno. A assinatura do convênio foi celebrada nesta sexta-feira, 11 de dezembro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de Estiva Gerbi, Rafael Otávio Del Judice, durante a solenidade de inauguração do posto do Acessa São Paulo, que contou com a presença do secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

A classe descentralizada será implantada na Escola Municipal Adélia Calebi Gerbi, na Rua José Vaz de Lima, 360. O local funcionará como uma extensão da Escola Técnica (Etec) de Mogi Mirim. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Os interessados deverão se inscrever para o vestibulinho entre os dias 11 e 17 de dezembro. O exame será aplicado no próximo dia 20 de dezembro.

Sobre o curso
O técnico em administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Acessa SP
Com a inauguração do posto do Acessa SP, a população de Estiva Gerbi agora pode acessar gratuitamente a internet banda larga nos oito computadores disponíveis no local, com capacidade para prestar 2,6 mil atendimentos por mês. A unidade está localizada à Rua Cubano Gerbi, nº 296, na área central, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo, que atingiu marca superior a 42 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 514 postos em funcionamento, em 455 municípios, com 3.985 computadores e 968 monitores. Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

O programa vem se expandindo e, atualmente, cobre mais da metade da região administrativa de Campinas. São 60 postos instalados em 56 municípios - 24 deles entregues após 2007, quando teve início o Plano de Expansão. Juntas, as unidades em funcionamento na região oferecem 392 computadores com acesso gratuito à internet banda larga. A cada mês, são realizados cerca de 86 mil acessos.