Estado libera R$ 2 milhões para ampliar Etec de Leme

23/11/2009

Ordem de serviço para início das obras foi assinada durante solenidade na própria Etec (Divulgação/Prefeitura de Leme)

A Escola Técnica (Etec) Deputado Salim Sedeh, na cidade de Leme, vai receber R$ 2 milhões em investimentos para a construção de nove salas de aula, três laboratórios, quatro sanitários e uma cantina. A assinatura da ordem de serviço foi feita nesta terça-feira, 24 de novembro, pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, durante evento, na própria escola, que também contou com a participação do secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e do prefeito de Leme, Wagner Ricardo Antunes Filho.

A Etec de Leme existe desde 1988, quando iniciou suas atividades com o curso técnico de Processamento de Dados (hoje, Técnico em Informática). Em 1993, foi vinculada ao Centro Paula Souza. A partir de então começou a oferecer novos cursos gratuitos. No vestibular para o 1º semestre de 2010, a Etec abriu 440 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos de Administração, Comunicação Visual, Marketing e Informática, além do Ensino Médio básico. No total, 996 candidatos inscreveram-se para o exame, que será no próximo domingo, dia 29.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.