Estado libera R$ 2 milhões para ampliação da Fatec

02/12/2009

Obras do novo bloco da Fatec deverão estar prontas em dezembro de 2010 (Divulgação/Assessoria Orlando Morando)

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Santo André vai receber R$ 2 milhões em investimentos do governo do Estado para a construção de um novo bloco formado por três pavimentos, que vão abrigar 12 salas de aula, três salas de reuniões e palestras, laboratório de informática, sala de estudos, secretaria e sanitários. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira, 3 de dezembro, pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. A previsão é que as obras deverão estar prontas em dezembro de 2010.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento lembrou que, além da ampliação da Fatec, em 2010, o Estado abrirá 790 novas vagas em cursos técnicos gratuitos no ABC, em escolas da rede estadual, no período noturno. "Graças a uma parceria com a Secretaria da Educação, teremos mais 280 vagas em Santo André, 440 em São Bernardo, e 70 em São Caetano. Tudo isso sem precisar construir um único prédio", ressaltou.

A Fatec de Santo André iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2007. Atualmente, conta com mais de 300 alunos matriculados no curso superior de Tecnologia em Eletrônica Automotiva. Para o vestibular do primeiro semestre de 2010, cerca de 400 candidatos disputarão as 80 vagas oferecidas para o curso, divididas entre os períodos matutino e noturno. O exame será realizado no próximo dia 13 de dezembro.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, cerca de 93% dos alunos formados pelas Fatecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos.

O setor de saúde, segundo o estudo, é o que mais emprega (96,2%), seguido por tecnologia da informação (94,4%), infraestrutura (93,6%), gestão e negócios (92,1%), processos industriais (91,5%) e produção industrial (79%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 40% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).