Estado leva ações de desenvolvimento para Presidente Prudente e região

09/11/2013

O Governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, participaram neste sábado, 9 de novembro, da Agenda de Desenvolvimento Regional Presidente Prudente, para fazer um balanço das ações do governo, além de discutir oportunidades e desafios da região. Realizado na sede da OAB da cidade, o evento contou com a participação de diversos secretários de estado, autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, o secretário Rodrigo Garcia anunciou uma série de medidas voltadas ao desenvolvimento dos municípios do Oeste Paulista. "Os projetos anunciados hoje são de fundamental importância para nortear os próximos passos do Governo em prol de um maior crescimento e desenvolvimento para Presidente Prudente e região".

O secretário assinou convênio com a prefeitura de Presidente Prudente para a criação de um centro especializado em prestação de serviços para as empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software. O projeto orçado em R$262.023,27 vai receber R$ 197.823,24 em recursos da Pasta e outros R$ 64.200,00 do município. Também foi firmado um protocolo de intenções para a implantação de um centro de inovação no município. Serão repassados ainda R$ 262.433,00 para modernização da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) vai investir R$ 39.374,84 para realização de um estudo geofísico das áreas de risco de Presidente Venceslau. O relatório será elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT) com recursos do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). O convênio prevê R$ 4.343,08 de contrapartida da prefeitura. O prazo para execução dos trabalhos será de 1 mês, envolvendo uma equipe técnica multidisciplinar, constituída por profissionais de nível superior e técnicos de nível médio.

Já a prefeitura de Narandiba deve receber R$ 160.000,00 para implantação de um espaço empresarial, com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva de fruticultura da cidade, apoiando a competitividade dos pequenos produtores rurais. O município será responsável pelo aporte de R$ 40.000,00.

O programa de melhorias do Centro Paula Souza, órgão vinculado à Pasta, vai destinar R$ 7.712.413,65 para reformas em cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs)  de quatro municípios da região de Presidente Prudente.

Ações para o desenvolvimento regional

Na oportunidade, Rodrigo Garcia anunciou dois projetos voltados ao crescimento integrado da região. A Secretaria liberou R$ 380.000,00 para confecção de um plano diretor de planejamento estratégico regional para desenvolvimento de Presidente Prudente. O convênio com a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) vai beneficiar 29 municípios. A Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP) foi contemplada com R$ 368.000,00 em recursos para a realização do mesmo estudo para 31 cidades pertencentes à região.

Clique aqui e confira mais imagens do evento.