carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Estado lança agência Investe São Paulo



08/12/2008

Com foco na atração de novos investimentos e na expansão de empresas já instaladas no Estado, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo, lançada no dia 8 de dezembro, pelo governador José Serra, chega com a missão de estimular a competitividade e incentivar a geração de empregos e a inovação tecnológica.

"Hoje não há a sistematização dos projetos entregues pelos prefeitos. Não há organização para tratar de questões tributárias de financiamento e de infra-estrutura, que normalmente, os investimentos grandes exigem. A Investe São Paulo vai racionalizar essas ações em parceria com a iniciativa privada", destaca Serra.

Com a ação, o Governo de São Paulo busca fortalecer o maior pólo econômico do Brasil (responsável por 33% do PIB do país), além de consolidar a imagem de São Paulo como principal destino de investimentos. A agência vai herdar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento uma carteira de R$ 10 bilhões distribuídos em 40 projetos de investimentos nacionais e internacionais de diversos setores da economia. A idéia é que a estruturação da agência possa dobrar esse número.

A agência também vai auxiliar os municípios paulistas no atendimento ao investidor e estabelecer intercâmbios com outros organismos semelhantes, nacionais ou internacionais.

“Em um contexto de crise internacional, é necessário encontrar novas bases para promover o desenvolvimento. A Investe São Paulo vai servir como um instrumento ativo em busca de investimentos para suprir demandas que favoreçam o crescimento econômico com vistas à promoção da justiça social, com a criação de novos empregos e aumento de renda”, afirma o vice-governador Alberto Goldman, presidente do conselho deliberativo da Investe São Paulo.

A agência paulista é uma entidade de serviço social autônomo de direito privado, que conta com um conselho deliberativo composto por oito secretários de Estado, tendo os respectivos adjuntos como suplentes, e sete representantes da iniciativa privada com mandato de dois anos, além de um conselho fiscal, um presidente e até três diretores.

Presidente
A Investe São Paulo será presidida pelo economista Cláudio Vaz, 61 anos, que acumula mais de 35 anos de experiência na área industrial. Ele foi presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), entre 1992 e 1995, presidente do Ciesp entre 2004 e 2007, diretor do departamento de economia da Fiesp/Ciesp e membro do Conselho Superior de Economia e do Grupo Permanente de Política Industrial. Vaz também foi o primeiro diretor-executivo da Fiesp/Ciesp, diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e promotor de integração do Sesi com o Senai.

“Vamos transformar a agência Investe São Paulo em referência internacional para captação de investimentos e aumento de produção, tendo como base o poder econômico do Estado de São Paulo, que oferece todas as condições necessárias ao suporte empresarial, tanto em infra-estrutura como em disposição de mão-de-obra qualificada”, ressalta Cláudio Vaz.

Diretoria
Fernando Mieli, diretor da Agência Investe São Paulo

Conselho deliberativo (titular e suplente)
Secretaria de Desenvolvimento
- Alberto Goldman (presidente) e Luciano de Almeida

Secretaria de Economia e Planejamento
- Francisco Luna e Maria Elizabeth Domingues Cechin

Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho
- Guilherme Afif Domingos e João Francisco Aprá

Secretaria da Fazenda
- Mauro Ricardo Costa e George Hermann Rodolfo Tormin

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
- João Sampaio Filho e Antonio Júlio Junqueira de Queiroz

Secretaria dos Transportes
- Mauro Arce e Silvio Aleixo

Secretaria do Meio Ambiente
- Francisco Graziano Neto e Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo

Secretaria de Saneamento e Energia
- Dilma Seli Pena e Ricardo Toledo Silva

Setor privado
- Ivan Zurita (Nestlé) e João Dornellas (Nestlé)

- Ingo Ploger (IP Desenvolvimento) e Carlo Lovatelli (Abag)

- Paulo Cunha (Grupo Ultra) e João Fernando Gomes (IPT)

- Paulo Godoy (Abdib) e Ralph Terra (Abdib)

- Paulo Skaf (Fiesp) e José Ricardo Roriz (Vitopel)

- Ricardo Tortorella (Sebrae-SP) e Alfredo Cotait (Prefeitura SP)

- Sérgio Amaral (Felsberg Associados) e Thomas Felsberg (Felsberg Associados)

Conselho fiscal (titular e suplente)
Secretaria da Fazenda
- Ney Nazareno Sígolo e Adriana Paranhos

Secretaria de Economia e Planejamento
- Atílio Gerson Bertoldi e Renata de Andrade Lea

Setor privado
- Andrea Calabi e Carlos Antonio Luque

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo