Estado lança agência Investe São Paulo

08/12/2008

Com foco na atração de novos investimentos e na expansão de empresas já instaladas no Estado, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo, lançada no dia 8 de dezembro, pelo governador José Serra, chega com a missão de estimular a competitividade e incentivar a geração de empregos e a inovação tecnológica.

"Hoje não há a sistematização dos projetos entregues pelos prefeitos. Não há organização para tratar de questões tributárias de financiamento e de infra-estrutura, que normalmente, os investimentos grandes exigem. A Investe São Paulo vai racionalizar essas ações em parceria com a iniciativa privada", destaca Serra.

Com a ação, o Governo de São Paulo busca fortalecer o maior pólo econômico do Brasil (responsável por 33% do PIB do país), além de consolidar a imagem de São Paulo como principal destino de investimentos. A agência vai herdar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento uma carteira de R$ 10 bilhões distribuídos em 40 projetos de investimentos nacionais e internacionais de diversos setores da economia. A idéia é que a estruturação da agência possa dobrar esse número.

A agência também vai auxiliar os municípios paulistas no atendimento ao investidor e estabelecer intercâmbios com outros organismos semelhantes, nacionais ou internacionais.

“Em um contexto de crise internacional, é necessário encontrar novas bases para promover o desenvolvimento. A Investe São Paulo vai servir como um instrumento ativo em busca de investimentos para suprir demandas que favoreçam o crescimento econômico com vistas à promoção da justiça social, com a criação de novos empregos e aumento de renda”, afirma o vice-governador Alberto Goldman, presidente do conselho deliberativo da Investe São Paulo.

A agência paulista é uma entidade de serviço social autônomo de direito privado, que conta com um conselho deliberativo composto por oito secretários de Estado, tendo os respectivos adjuntos como suplentes, e sete representantes da iniciativa privada com mandato de dois anos, além de um conselho fiscal, um presidente e até três diretores.

Presidente
A Investe São Paulo será presidida pelo economista Cláudio Vaz, 61 anos, que acumula mais de 35 anos de experiência na área industrial. Ele foi presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), entre 1992 e 1995, presidente do Ciesp entre 2004 e 2007, diretor do departamento de economia da Fiesp/Ciesp e membro do Conselho Superior de Economia e do Grupo Permanente de Política Industrial. Vaz também foi o primeiro diretor-executivo da Fiesp/Ciesp, diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e promotor de integração do Sesi com o Senai.

“Vamos transformar a agência Investe São Paulo em referência internacional para captação de investimentos e aumento de produção, tendo como base o poder econômico do Estado de São Paulo, que oferece todas as condições necessárias ao suporte empresarial, tanto em infra-estrutura como em disposição de mão-de-obra qualificada”, ressalta Cláudio Vaz.

Fernando Mieli, diretor da Agência Investe São Paulo

Conselho deliberativo (titular e suplente)
Secretaria de Desenvolvimento
- Alberto Goldman (presidente) e Luciano de Almeida