Estado inaugura oficialmente Etec de Barueri

10/05/2011

Cerimônia contou com a presença do governador e do secretário Paulo Barbosa

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente nesta terça-feira, 10 de maio, a Escola Técnica Estadual (Etec) do município de Barueri. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

"O aluno que terminar o curso técnico já sai com diploma, consegue emprego e, se quiser, pode continuar os estudos fazendo a Fatec. E tudo de graça", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A Etec, que começou suas atividades em fevereiro com dois cursos técnicos - Enfermagem e Segurança do Trabalho -, tem 120 alunos matriculados. No processo seletivo para o segundo semestre de 2011, a unidade oferece 100 vagas, sendo 60 para Enfermagem no período da tarde e 40 para Segurança do Trabalho, à noite. As inscrições, exclusivamente pela internet, vão até 20 de maio.

“São Paulo tem hoje o melhor ensino técnico e tecnológico do país. A Etec de Barueri vai oferecer ensino de qualidade aos jovens da região, proporcionando um futuro promissor e recheado de oportunidades por meio da formação recebida aqui”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa.

Novo prédio dispõe de 12 salas de aula, laboratórios e biblioteca

O valor do investimento inicial do Estado em equipamentos e mobiliário na Etec foi de R$ 320 mil. Coube à Prefeitura de Barueri a construção do prédio, que possui 12 salas de aula, 4 laboratórios (2 de informática, 1 de enfermagem e outro de segurança do trabalho), biblioteca, salas administrativas e quadra de esportes coberta, entre outros ambientes.

Com a proposta de ampliar a chance de os jovens ingressarem no mercado de trabalho, além das 6.460 vagas destinadas às Etecs da Região Metropolitana, excluindo a Capital, o Governo do Estado promoveu um convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, visando a expansão do ensino profissional. Para o segundo semestre de 2011, estão sendo oferecidas 975 vagas para as escolas estaduais, distribuídas entre os municípios de Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. “A implantação de mais esta Etec é muito importante para a Região Metropolitana de São Paulo, que além de ser a mais populosa do Estado, concentra empresas de diversos setores produtivos”, declarou Laura Laganá.

A Etec de Barueri fica na Rua João Batista Soares, 440 - Novo Centro Comercial de Barueri.

Processos seletivos das Etecs e das Fatecs

Vestibulinho
Até 20 de maio estarão abertas as inscrições do Vestibulinho das Etecs para o 2º semestre de 2011. As inscrições serão exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será no dia 19 de junho. Serão oferecidas 64.287 vagas para o Ensino Técnico - o que representa um crescimento de 7,8% em relação a 2010 (59.603 vagas).

Vestibular
As inscrições do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2011 estarão abertas até 8 de junho. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. A prova será no dia 3 de julho. Ao todo, serão oferecidas 10.860 vagas - distribuídas entre as 51 Fatecs que oferecem 60 cursos de graduação tecnológica gratuitos -, representando um crescimento de 830 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.030).