Estado inaugura novo prédio da Fatec de Bauru

20/03/2010

Centro Paula Souza investiu R$ 7,3 milhões construção do novo prédio da Fatec

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inauguraram neste sábado, 20 de março, as novas instalações da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bauru. A unidade recebeu R$ 7,3 milhões em investimentos do governo do Estado para construção do prédio. Com as novas instalações, a partir do próximo semestre, a Fatec vai oferecer mais dois cursos: Banco de Dados (40 vagas de manhã) e Redes de Computadores (40 vagas à noite), dobrando a oferta de vagas na unidade.

A Fatec de Bauru soma hoje 244 alunos matriculados no curso de graduação tecnológica de Sistemas Biomédicos. "É um avanço grande. São três anos de ensino superior concentrado que forma tecnólogos, gente que tem muita demanda no mercado de trabalho. Uma faculdade gratuita de maneira que as pessoas mais pobres têm a possibilidade de ter um curso excelente", disse o governador durante a entrega.

A unidade foi implantada em 2008 e funcionava nas instalações da Escola Técnica (Etec) Rodrigues de Abreu. Com o término das obras do novo prédio, localizado nas proximidades da Etec, os estudantes da Fatec começaram, em fevereiro deste ano, a utilizar o novo espaço.

Novo espaço conta com 14 salas de aula, laboratórios, sala de pesquisa e biblioteca

O novo local conta com 14 salas de aula, oito laboratórios (Física e Ótica Técnica, Química e Bioquímica, Análise de Equipamentos, Desenho Técnico, Elétrica e Eletrônica, Microscopia e dois de Informática), além de sanitários (inclusive com adaptação para portadores de necessidades especiais), sala de pesquisa e biblioteca, entre os demais ambientes. Em mobiliário e equipamentos, o governo estadual investiu R$ 584 mil.

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2010 estarão abertas entre 7 de maio e 8 de junho no www.vestibularfatec.com.br. A prova será no dia 4 de julho. As aulas terão início em agosto. Entre as três Fatecs da Região Administrativa de Bauru - Jaú, Bauru e Lins -, as duas últimas integram o Programa de Expansão.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, cerca de 93% dos alunos formados pelas Fatecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram ainda que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos.

O setor de saúde, segundo o estudo, é o que mais emprega (96,2%), seguido por tecnologia da informação (94,4%), infraestrutura (93,6%), gestão e negócios (92,1%), processos industriais (91,5%) e produção industrial (79%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 40% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos nos cursos de graduação em Tecnologia.