Estado inaugura novo prédio da Etec de Palmital

18/01/2010

Governador José Serra destacou a qualidade do ensino oferecido nas Etecs do Estado

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, inauguraram nesta segunda-feira, 18 de janeiro, as novas instalações da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital, na região de Marília. A nova unidade, que funciona desde agosto de 2009, possui, entre outros ambientes, nove salas de aula, cinco laboratórios (três de informática, um de enfermagem e outro de química), biblioteca, anfiteatro e seis salas administrativas. O prédio foi construído pela prefeitura da cidade e o governo estadual investiu cerca de R$ 150 mil em mobiliário e equipamentos.

“Essa Etec primeiro vai ganhar muito volume, hoje são 500 alunos, e ela vai ter 720 a partir do ano que vem, na medida em que as turmas vão se multiplicando. Além do mais, ela vai ter Ensino Médio, a gente sabe que o melhor é aquele do Centro Paula Souza, dado nas Etecs. É o melhor Ensino Médio público do Brasil”, disse o governador José Serra.

Secretário de Desenvolvimento ressaltou alto índice de empregabilidade das Etecs

A Etec, que integra o Programa de Expansão para a Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual, iniciou suas atividades como classe descentralizada, em 2005, numa parceria com a Prefeitura, oferecendo três cursos técnicos: Administração, Enfermagem e Informática. Em junho de 2007, com a assinatura de seu decreto de criação, a unidade passou a ser a 13ª escola técnica na Região de Marília.

O processo seletivo para o primeiro semestre de 2010 trouxe como novidade a oferta do Ensino Médio no período da manhã, além da implantação do curso técnico de Secretariado e Assessoria na modalidade semipresencial.

Com a proposta de ampliar a chance dos jovens de ingressar no mercado de trabalho, o Governo de São Paulo promoveu o convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, visando a expansão do ensino profissional. Para o primeiro semestre de 2010, foram oferecidas 320 vagas na região, nos municípios de Marília, Ourinhos e Tupã.

“É uma chance de ouro para os jovens porque, por exemplo, eu entrei na Etec quando estava no 2º colegial. Então, você já sai do 3º colegial com diploma de curso técnico, já podendo exercer a profissão”, explicou Fábio Luchetti, estudante de 16 anos que cursa administração.

Escola Técnica de Palmital terá também ensino médio neste 1º semestre de 2010

“Na minha visão, a Etec significa um ensino de qualidade e acho que isso faz a imagem dela ter um bom impacto para nós, alunos. A qualidade de ensino daqui é muito boa, é uma ótima oportunidade para desenvolver as habilidades”, contou o estudante de informática, William da Costa Chimura, também de 16 anos.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 170 cidades paulistas.

As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos nos cursos de graduação em Tecnologia ultrapassa 35 mil.