Estado inaugura novo bloco da Fatec de Garça

20/02/2010

Além da inauguração do novo bloco, foram anunciados novos investimentos na unidade

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregou oficialmente neste sábado, 20 de fevereiro, o novo bloco da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Garça, na Região de Marília. Após seis meses de obras e investimentos de mais de R$ 2 milhões do governo do Estado, a unidade ganhou mais um bloco, com 12 salas de aula. Além das novas instalações, a Fatec recebeu obras complementares no bloco administrativo, como calçamento, paisagismo, acabamento de áreas externas e adequações das instalações hidráulicas e elétricas. A cerimônia de inauguração também contou com a presença do prefeito Cornélio Cézar Kemp Marcondes e de outras lideranças locais.

Implantada em 2004, a unidade conta com 700 alunos matriculados. No vestibular para o 1º semestre de 2010, a Fatec ofereceu 240 vagas distribuídas entre o curso superior de Mecatrônica Industrial e outros dois novos cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial. Com a inauguração do novo bloco, a Fatec adaptará o espaço anterior para implantação de novos laboratórios de Produção e Mecatrônica Industrial.

Fatec adquiriu equipamentos para laboratórios de Produção e Mecatrônica

Laboratório para ensaios de materiais elétricos
Na oportunidade, também foi anunciada a criação do Laboratório de Ensaios de Materiais de Qualidade da Energia Elétrica. A iniciativa irá beneficiar o aglomerado produtivo de eletroeletrônicos da região, que conta com 70 empresas de grande, médio e pequeno porte, responsáveis pela geração direta e indireta de cerca de 10 mil empregos.

A parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento e o Centro Paula Souza permitiu o investimento de R$ 325 mil para formação do laboratório e compra de máquinas e equipamentos. O objetivo do projeto é desenvolver pesquisas, análises, ensaios, aperfeiçoamento de produtos, estudos de viabilidade técnica e econômica, serviços de engenharia, documentação, informação, metrologia, normalização e certificação de conformidade, além de assessoria à propriedade industrial. O laboratório deverá iniciar suas atividades em maio.

Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Os investimentos na criação do Laboratório de Ensaios de Materiais de Qualidade da Energia Elétrica de Garça fazem parte do Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais. Os APLs concentram geograficamente micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Em todo o Estado, existem 24 Arranjos Produtivos Locais e 22 aglomerados produtivos. Por meio de convênios, em 2009, o programa aplicou R$ 6,15 milhões em investimentos. Em 2010, a Secretaria de Desenvolvimento está disponibilizando mais R$ 4,5 milhões.