Estado inaugura Etec no Bairro do Jaraguá

23/02/2010

Estado investiu mais de R$ 9 milhões na implantação da Etec do Jaraguá

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inauguraram oficialmente nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a Escola Técnica (Etec) Jaraguá, localizada na zona noroeste da capital. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

As aulas da unidade tiveram início no último dia 8 de fevereiro. No total, 390 jovens estão matriculados na Etec, que oferece Ensino Médio pela manhã e quatro cursos técnicos nos períodos da tarde e noturno: Administração, Eletrotécnica, Informática e Logística.

"Hoje é um dia histórico, estamos inaugurando uma escola que vai mudar o destino destes alunos. É uma Etec que vai crescer e tem espaço para isso, já que possui 20 mil metros quadrados", ressaltou o governador. Ainda no evento, Serra destacou a taxa de empregabilidade dos formandos das Etecs. "São escolas que têm tido um grande sucesso em São Paulo para gerar emprego em nossa juventude. A cada cinco alunos, quatro conseguem emprego. É uma oportunidade que posteriormente poderá se desdobrar em um curso universitário; os garotos e garotas vão ter condição, inclusive, de um discernimento, de uma escolha mais adequada", completou.

Para implantação da unidade, o governo do Estado investiu mais de R$ 9 milhões na Etec. Desse montante, R$ 590 mil foi aplicado na compra de mobiliário e equipamentos e R$ 8,5 milhões na construção do prédio, em área cedida pela Prefeitura. Entre os ambientes da Etec estão 12 salas de aulas, três laboratórios (dois de informática e um de controle e eletrônica digital e analógica), seis espaços para futuros laboratórios, sete salas administrativas, sanitários, cantina e copa.

Etec conta com 12 salas de aulas, três laboratórios e salas administrativas

"É uma grande obra, quase 4 mil metros quadrados de construção. Uma Etec que teve grande procura pelos jovens", disse o secretário de Desenvolvimento. Na ocasião, ele também anunciou a criação da quarta unidade da região noroeste, a Etec Pirituba.

Programa de expansão
Atualmente, a capital conta com 36 Etecs. Desse total, 22 unidades (Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Cepam, Heliópolis, Itaquera, Jaraguá, Jardim Ângela, Dra. Maria Augusta Saraiva, Paraisópolis, Parque Belém, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Paulistano, Perus, Raposo Tavares, Santo Amaro, São Mateus, Sapopemba, Tiquatira, Uirapuru e Vila Formosa) integram o Programa de Expansão para a Educação Profissional.

Cursos técnicos em escolas estaduais e CEUs
Para atender à demanda crescente por mão-de-obra qualificada, o Estado promoveu também um convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo para oferecer cursos técnicos gratuitos em escolas estaduais e Centros Educacionais Unificados (CEUs). As aulas são ministradas em salas ociosas no período noturno. Graças a essa parceria, no primeiro semestre de 2010, só na capital, houve uma oferta de 1.840 vagas em escolas do Estado e de 660 vagas em CEUs.