Estado inaugura Etec Jornalista Roberto Marinho

15/08/2011

Inauguração contou com as presenças do governador e do secretário Paulo Barbosa

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, inauguraram nesta segunda-feira, 15 de agosto, a Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho, localizada no bairro do Brooklin, na zona sul da capital. A nova Etec é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza, a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho.

O prédio da nova Etec foi construído pela Globo, em um terreno cedido pelo governo estadual. Coube também à empresa, a implementação do projeto de paisagismo na área da escola. O Centro Paula Souza ficou responsável pelo acompanhamento do processo seletivo dos estudantes, pela contratação de professores, compra de mobiliário e equipamentos e pela infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. "Essa é a 200ª escola, é a Etec de número 200, ela é uma Etec da modernidade, uma Etec que tem o DNA de São Paulo: vanguarda, inovação tecnológica, empreendedorismo e falando com o jovem, porque a juventude hoje é multimídia. É impressionante a facilidade das crianças, dos jovens para as novas mídias e a necessidade hoje de boa formação profissional", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

“Essa escola tem um caráter inovador, pois além de a unidade ser resultado de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, os cursos disponíveis são inéditos na rede e oferecem uma formação adequada para esse novo momento do mercado de trabalho na área de comunicação. Com esse espaço, muitos jovens poderão construir seus sonhos e transformá-los em realidade”, declarou o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Nova Etec foi construída pela Globo em terreno cedido pelo governo estadual

A Etec Jornalista Roberto Marinho iniciou suas atividades no início de agosto, com dois cursos técnicos – Multimídia, com duração de três semestres, e Produção de Áudio e Vídeo, com duração de quatro semestres. No processo seletivo para o 2º semestre de 2011, 912 inscritos disputaram as 160 vagas, 80 para cada curso, divididas entre os períodos da tarde e da noite. O curso com maior índice de candidato por vaga foi o de Produção de Áudio e Vídeo, período noturno, com 9,53 candidatos/vaga. Entre as atividades pedagógicas, anualmente os alunos desses dois cursos participarão de workshops e visitas técnicas aos estúdios da TV Globo.

No momento, a capital conta com 39 Etecs. Para ampliar a oferta do Ensino Técnico na cidade de São Paulo, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura. Graças a essa parceria, no segundo semestre deste ano foram oferecidas 1.785 vagas em escolas da rede estadual e 1.445 vagas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), só na capital.

Alunos participarão de workshops e visitas técnicas aos estúdios da TV Globo

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.