Estado inaugura Etec de São Vicente

18/12/2008

Etec inaugurada em São Vicente é a 8ª unidade da Baixada Santista (Milton Mishida/SP Notícias)O governador José Serra inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a Etec de São Vicente. A Escola Técnica do Centro Paula Souza (Ceeteps) é a oitava unidade da Baixada Santista e faz parte do plano de expansão para o ensino profissional. A Etec implantada no município de São Vicente iniciou as atividades no segundo semestre de 2008, com os cursos técnicos de Edificações e de Informática, nos períodos da tarde e da noite.

O processo seletivo para o próximo semestre, realizado em 16 de novembro, trouxe uma novidade: a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas, no período da manhã. A lista de classificação geral será divulgada nos dias 15 e 16 de janeiro de 2009. “Essa Etec terá 720 matrículas quando estiver operando plenamente”, observou o governador.

Governo pretende dobrar o número de vagas em Etecs no Estado (Milton Mishida/SP Notícias) Plano de expansão na Baixada Santista
A ampliação do ensino profissionalizante é uma prioridade do Estado. O governador ressaltou o alto índice de empregabi- lidade dos alunos que saem das Etecs. “Quatro de cada cinco alunos que se formam têm trabalho imediatamente, portanto, vamos continuar com este investimento. Até 2012, teremos aumentado duas vezes e meia o número de alunos de escolas técnicas na Baixada. Vai ser a região onde mais intensamente se fez investimentos para preparar nossa juventude para o trabalho técnico”, afirmou.

Etec de São Vicente conta com cursos de Edificações e Informática (Milton Mishida/SP Notícias) Além da Etec de São Vicente, outras duas escolas já em funcionamento, nos municípios de Cubatão e Itanhaém, integram o plano de expansão para o ensino profissional da região da Baixada Santista, totalizando oito unidades. O número de vagas oferecidas no Vestibulinho nessas Etecs, somado às da futura unidade de Peruíbe, para o 1º semestre de 2009 cresceu 90,16% na comparação com o mesmo período de 2007. Há dois anos, a região contou com 1.525 vagas em seis Etecs. Hoje esse número passou para 2.900.

Sobre o Centro Paula Souza
As Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) são administradas pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento, e estão presentes em mais de 160 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes no Ensino Médio e Ensino Técnico, que formam profissionais para os setores industrial, agropecuário e de serviços. As Fatecs oferecem cursos superiores de tecnologia e contam com aproximadamente 28 mil alunos matriculados no segundo semestre de 2008.