Estado inaugura Etec de Francisco Morato

17/03/2010

Estado investiu R$ 3,5 milhões na construção da Etec de Francisco Morato

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inauguraram oficialmente nesta quarta-feira, 17 de março, a Escola Técnica (Etec) de Francisco Morato. A nova Etec começou suas atividades em fevereiro de 2010. No total, 320 alunos estão matriculados na unidade, que oferece Ensino Médio (80 vagas pela manhã) e quatro cursos técnicos: Administração (80 vagas, divididas entre tarde e noite), Contabilidade (40 vagas à noite), Informática (80 vagas, divididas entre tarde e noite) e Secretariado (40 vagas à noite).

"É uma escola que vai marcar época aqui porque vai formar gerações e gerações de jovens. Isso corresponde a uma expansão imensa que estamos fazendo na região oeste de São Paulo", disse o governador José Serra durante a solenidade. O investimento total em obras foi de R$ 4,5 milhões – R$ 3,5 milhões do governo estadual e cerca de R$ 1 milhão do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), repassados pelo município. O prédio foi construído em terreno cedido pela prefeitura. O Estado também investiu, inicialmente, R$ 420 mil em móveis e equipamentos.

Unidade construída no bairro Jd. Nova Belém conta com 320 alunos matriculados

Das 18 Etecs da Região Metropolitana de São Paulo (sem contar a capital), nove integram o Programa de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual na área da Educação: Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Poá, Santa Isabel, Santana de Parnaíba e Suzano.

Graças a uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, neste semestre foram abertas 1.135 vagas de cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza, em escolas da rede estadual, nos municípios de Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano. As aulas são ministradas, no período noturno, por professores da Etec mais próxima.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

Técnico em Informática é um dos cursos oferecidos no vestibulinho da Etec

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Faculdades de Tecnologia, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.