Estado inaugura Escola Técnica em Olímpia

01/03/2010

Além da unidade de Olímpia, governador anunciou criação de Etec em Guaíra

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inauguraram oficialmente nesta segunda-feira, 1° de março, a Escola Técnica (Etec) de Olímpia, na região de Barretos. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Eugênio José Zuliani e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

"Com isso, na região de Barretos, vamos aumentar em 2,5 vezes o número de alunos nas Etecs. É um investimento que serve ao desenvolvimento e à nossa juventude, pois abre uma oportunidade profissional quando a garotada ainda está no Ensino Médio", explicou o governador.

As aulas na unidade tiveram início no último dia 8 de fevereiro. No total, 120 jovens estão matriculados na Etec, que abriu neste primeiro semestre os cursos técnicos de Administração – com 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e da noite – e Comércio, com 40 vagas à noite. A maior procura no vestibulinho foi para o curso de Administração, no período noturno, que registrou 3,7 candidatos por vaga. Além dos cursos técnicos, a partir de 2011, a Etec vai oferecer o Ensino Médio.

A partir de 2011, Escola Técnica de Olímpia também oferecerá Ensino Médio

Para a implantação da unidade, a prefeitura de Olímpia ficou encarregada da reforma e da adequação do prédio. O investimento inicial do governo do Estado foi de R$ 170 mil para compra de mobiliário e equipamentos. O imóvel dispõe, entre outros ambientes, de seis salas de aula, dois laboratórios de informática, espaço para biblioteca e cinco salas administrativas.

Além de Olímpia, que integra o Programa de Expansão da Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual, o município de Guaíra, também localizado na região de Barretos, deve ganhar uma Etec no próximo ano. Os cursos e as vagas estão em estudo.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.