Estado inaugura Escola Técnica de Paraisópolis

29/03/2010

Governador visita alunos no laboratório da nova Escola Técnica da zona sul da capital

O governador José Serra e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inauguraram oficialmente nesta segunda-feira, 29 de março, o bloco pedagógico-administrativo da Escola Técnica (Etec) de Paraisópolis, na zona sul da capital. A cerimônia contou também com as presenças do prefeito Gilberto Kassab e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Na oportunidade, foi lançado o novo curso técnico de cuidador de idosos, que será oferecido na Etec Parque da Juventude. Saiba mais.

A nova Etec começou suas atividades em fevereiro de 2010. No total, 256 alunos estão matriculados na unidade, que ofereceu no vestibulinho 40 vagas para o Ensino Médio e 160 vagas divididas entre três cursos técnicos: Contabilidade, Informática e Segurança do Trabalho. As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2010 estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site http://www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 13 de junho.

Governo do Estado investiu R$ 14,8 milhões na construção da unidade

Em terreno cedido pela prefeitura, ao lado do CEU Paraisópolis, o governo do Estado investiu R$ 14,8 milhões na construção da unidade. Desse valor, cerca de R$ 9,5 milhões foram utilizados no bloco pedagógico que possui três andares. Em mobiliário e equipamentos o Estado investiu R$ 435 mil. "É um investimento no futuro. É gente jovem que vai ganhar uma profissão; e não só gente jovem, mas todos que querem se reciclar", ressaltou o governador.

O térreo abriga seis salas de aula, grêmio, quadra poliesportiva, salas administrativas (diretoria de serviços, secretaria acadêmica, recepção e sala de arquivo permanente) e quatro sanitários, sendo dois para pessoas com deficiência.

No primeiro pavimento, são mais oito salas de aula, quatro salas administrativas (diretoria, coordenação pedagógica, professores, sala do servidor), depósito, copa e sanitários convencionais e especiais. O terceiro andar possui nove laboratórios - cinco de Informática, dois de Gestão, um de Línguas e um de Segurança do Trabalho. O novo bloco ainda possui uma biblioteca e sala de produção de vídeo. "É uma das maiores escolas de São Paulo e ainda há espaço para expansão", explica o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Os equipamentos do Laboratório de Línguas foram doados por quatro empresas: Sanako, Smart Board, Epson e Dell - totalizando um investimento de R$ 100 mil. As empresas ainda serão responsáveis pelo treinamento dos professores da unidade para que possam utilizar o equipamento e acessar o ambiente virtual. O Portal Educacional Clickideia forneceu as senhas de acesso. As atividades devem começar ainda no 1º semestre de 2010. O Laboratório conta com equipamentos e aparelhagem como fones de ouvido, autofalantes e lousa interativa.

Por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional, uma das prioridades do governo do Estado, a capital ganhou 22 Etecs, passando de 14 para 36 unidades entre 2007 e 2010. A oferta de vagas no Ensino Técnico nesse período saltou de 5.360 para 15.970. O número do primeiro semestre desse ano inclui 1.840 vagas em escolas da rede estadual de ensino e 660 nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), disponibilizadas pelos convênios entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo.