Estado entrega novo bloco da Fatec de Sorocaba

01/02/2010

Com as novas instalações, Fatec de Sorocaba ganha mais 25 salas de aula

O governador José Serra e o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o novo bloco da mais antiga Faculdade de Tecnologia do Estado, a Fatec Sorocaba. Com as novas instalações, a unidade ganha, entre outros ambientes, 25 salas de aula e uma sala para docentes, além de elevadores, estacionamento e via de acesso da entrada até o prédio.

Ao todo, o investimento do Estado e da prefeitura nas obras chega a R$ 10,8 milhões. Desse montante, a Secretaria de Desenvolvimento destinou cerca de R$ 7,4 milhões. Em mobiliário e equipamentos, o valor do investimento, no período de 2007 a 2009, foi de R$ 3,4 milhões.

Implantada em 1971, a Fatec ofereceu 480 vagas no vestibular para o primeiro semestre deste ano, distribuídas entre oito cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Logística, Mecânica Modalidade Processos de Produção, Mecânica Modalidade Projetos, Polímeros, Processos Metalúrgicos e Sistemas Biomédicos.

Dentre esses cursos, dois são novos na unidade - Eletrônica Automotiva (40 vagas à tarde) e Processos Metalúrgicos (40 de manhã). "O número de vagas vai aumentar em 50% e em novas especialidades", ressaltou o governador. O curso mais procurado nesse processo seletivo foi o de Mecânica - Modalidade Projetos, à noite, com uma demanda de 9,85 candidatos por vaga.

Em funcionamento desde 1971, unidade é a mais antiga do Estado de São Paulo

Entre as 17 Etecs da Região Administrativa de Sorocaba, três - Piedade, Piraju e Votorantim - integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional. Dois outros municípios, Itararé e Mairinque, ganham classes descentralizadas em fevereiro, com previsão de se tornarem Etecs. O número de Fatecs também cresceu. Das seis unidades da região, Capão Bonito e Itu iniciaram suas atividades em 2008, fazendo parte do Plano de Expansão. "Isso significa oportunidade para a juventude, de emprego e de avanço na vida. Por outro lado, ainda alavanca o desenvolvimento dessa região, que tem sido muito acentuado", completou o governador José Serra.

Outro crescimento na região se deu com a ampliação do Ensino Técnico, graças ao convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação. Para o primeiro semestre de 2010, foram oferecidas 715 vagas, distribuídas entre sete municípios - Avaré, Botucatu, Capão Bonito, Itapeva, Itu, Sorocaba e Votorantim.