carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Estado entrega 1ª Etec de Gestão Pública do País



13/04/2010

Instalada dentro do Cepam, Etec estimula vivência profissional na área pública

O governador Alberto Goldman e o secretário de Desenvolvimento em exercício, Luciano de Almeida, entregaram oficialmente nesta terça-feira, 13 de abril, a primeira Escola Técnica Regular de Gestão Pública do Brasil, resultado de uma parceria entre a Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam e o Centro Paula Souza. A nova Etec é pioneira no País em seu formato e vai capacitar técnicos com habilitação profissional em Gestão Pública.

As aulas tiveram início em fevereiro, com duas turmas (40 alunos pela manhã e 40 à noite), no Centro de Referência em Gestão Pública, em um prédio anexo ao Cepam, na Cidade Universitária, em São Paulo. "Essa Etec é muito importante porque tem o diferencial da parceria com o Cepam, que presta também apoio operacional à unidade. O Cepam será inclusive um futuro empregador e indicador na colocação profissional desses alunos", ressaltou Goldman.

A unidade conta com classes amplas, que possuem um notebook por aluno, todos conectados à internet sem fio, além de laboratórios para vivências e atividades práticas. “É uma escola diferenciada, que nasceu de um projeto conjunto e vai absorver toda a filosofia do Cepam na questão da gestão pública”, afirmou a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “A união entre o Cepam e o Centro Paula Souza alia a competência na capacitação de gestores públicos e a tradição na formação técnica”, ressaltou.

Cada aluno recebeu um notebook por meio de comodato para acompanhar as aulas

“Queremos integração total com o Cepam, para que os alunos possam vivenciar a prática da atuação profissional do setor público, por meio da convivência com nossos técnicos”, destacou o presidente do Cepam, Nelson Hervey Costa. “Não haverá divisão entre o espaço da escola e o Cepam, para que os alunos circulem pela Fundação e sejam motivados e inseridos numa relação de vivência, como parte da proposta de ensino”, acrescentou Costa.

Na cerimônia, o governador Alberto Goldman também ressaltou o interesse dos profissionais em atuarem na escola. "O que é interessante é que este curso não atrai só muitos alunos, como atrai muitos candidatos a professor. Havia 11 vagas de professores e tivemos 350 candidatos", disse.

A nova Etec de Gestão Pública faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza - autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. São Paulo possui 183 Etecs, em 138 municípios, que atendem mais de 170 mil alunos. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que triplicou o número de vagas nas Etecs da cidade de São Paulo. Eram 7.150 em 2006 (ensino médio e técnico), hoje são 23.020 vagas oferecidas.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo