Estado assina convênio para Parque Tecnológico

30/06/2010

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Almeida, assinou nesta quarta-feira, 30 de junho, convênio com a Prefeitura de Santo André para a elaboração do Plano Urbanístico Básico do projeto de criação do Parque Tecnológico. No total, o Governo do Estado repassará R$ 330 mil para a realização dos estudos. Voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento, o complexo tem como objetivo promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer as áreas de competência da região, como os setores de metalurgia, plástico, petroquímica e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Entre outras atividades, o município concentra um importante polo petroquímico, produtor de pneus e derivados de borracha. Atualmente, Santo André conta com 2.060 indústrias, 15.770 estabelecimentos comerciais e 24.800 estabelecimentos prestadores de serviços. No entorno da área onde será construído o Parque Tecnológico, já estão instalados outros centros de desenvolvimento tecnológico, como a TIM, a Bridgestone, a Pirelli, entre outros.

Sobre o projeto
O complexo do Parque Tecnológico de Santo André será implantado em uma área superior a 370 mil m², localizada na Av. dos Estados, próximo ao Viaduto Salvador Avamileno, com acesso à futura Estação Pirelli e acesso ao complexo do Rodoanel. O local abrigará instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira, centro de convenções, feiras e negócios.

O projeto é uma ação conjunta do governo estadual com a Prefeitura de Santo André, que conta também com o apoio de 14 unidades de ensino superior, como a USP Leste, a Fundação Santo André, a Universidade Federal do Grande ABC, a Fatec e a UniABC. O credenciamento provisório do Santo André no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) foi assinado em março de 2010.

O Plano Urbanístico Básico pretende articular o planejamento da área do Parque Tecnológico com o planejamento urbano da cidade e as condições de desenvolvimento da região. O estudo pautará propostas de uso e de ocupação do solo que possam garantir a integração urbana, a instalação de infraestrutura necessária e a adequação dos sistemas já existentes, como o sistema viário, de transporte público, de abastecimento de água e esgoto, entre outros.

Sobre o SPTec
O governo do Estado de São Paulo criou o SPTec para dar apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).